Resultados da ferramenta Relatos de Meteoros 2018 – parte 3

OS EVENTOS EM DESTAQUE DO ANO DE 2018 NA AMÉRICA DO SUL E BRASIL DE MAIO A DEZEMBRO

Fotos e vídeos do evento Rio Grande do Norte em 2018

Dando continuidade aos eventos em destaque do ano de 2018 para essa segunda parte do relatório com os detalhes dos eventos. Para ver o resumo do primeiro semestre (Janeiro a Abril) clique aqui.

MAIO 2018

No dia 7 de maio às 20:15, horário de Brasília, uma bola de fogo cruzou o céu do interior de São Paulo, sendo avistado por várias testemunhas, até mesmo em estados vizinhos como Goiás e Minas Gerais.

O Fireball foi registrado pela estação da Exoss, instalada em nosso parceiro, o Observatório Municipal de Campinas, que possui 6 câmeras de monitoramento no local.

De acordo com o vídeo publicado por Júlio Lobo, o meteoro foi tão brilhante que iluminou a mata no entorno do Observatório e certamente foi visível em diversas cidades da região noroeste do estado de São Paulo.

Esse é um evento muito especial para a ferramenta relatos de meteoros na américa do sul em especial o Brasil.  Trata-se do evento de meteoro com maior participação de testemunhas no país. Graças ao trabalho de divulgação da ferramenta foi possível no ano de 2018 atingir a marca de 88 testemunhas neste evento.

Registro de estação Exoss no Observatório Municipal de Campinas
Área dos relatos das testemunhas

 

O evento contou com 88 relatos, 3 vídeos e 2 fotos através da ferramenta em 3 estadosPara visualizar o mapa interativo deste evento clique aqui.

Mais detalhes sobre esse evento nos links a seguir:

No dia 24 de maio de 2018 às 21:41h um grande meteoro foi relatado em várias cidades no interior de São Paulo.

Diversas cidades presenciaram o fenômeno como Pirassununga, Porto Ferreira, São Carlos, Brotas, Tambaú, São José do Rio Preto, Santa Cruz da Palmeiras, Rio Claro, Limeira, Franca, Batatais e Lençóis Paulista. Relatos de um forte estrondo também foram relatados.

Sobreposição de 5 frames da câmera de segurança de Sérgio Luís
Trajetória bidimensional do meteoro e região dos relatos

O evento contou com 20 relatos através da ferramenta em 2 estadosPara visualizar o mapa interativo deste evento clique aqui.

Mais detalhes sobre esse evento nos links a seguir:

JULHO 2018

Uma bola de fogo cruzou o céu do Rio Grande no Norte na noite de 07 de julho de 2018, às 22:40h hora local (01:40 UT) sendo registrado por diversos moradores no Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Piauí.

Diversas testemunhas relataram terem ouvido o estrondo quando este entrou em nossa atmosferaA ferramenta brasileira de relatos recebeu diversos vídeos e fotos.

Imagem registrada do meteoro
A ferramenta recebeu imagens e relatos de testemunhas

O piloto Heraldo Caira Gitahy que estava no comando de um voo (aeronave Legacy) com destino para Funchal Portugal a aproximadamente 400 quilômetros da costa, no oceano atlântico utilizou a ferramenta e fez esse relato impressionante:

Este foi o primeiro relato durante um voo usando a ferramenta.

RELATO: A baixa luminosidade do cockpit da aeronave que eu estava como comandante, voando sobre o Atlântico, subitamente ficou clara como dia. Por isso eu e meu colega copiloto Michel Fernandes vimos à nossa esquerda o que descrevi nas perguntas de vocês. Naquele momento nosso deslocamento era sentido Nordeste rumo magnético 051 e altitude 39000 (mil pés): voo Recife para Funchal.

 

O evento contou com 86 relatos, 1 vídeo e 5 fotos através da ferramenta em 4 estadosPara visualizar o mapa interativo deste evento clique aqui.

Mais detalhes sobre esse evento nos links a seguir:

OUTUBRO 2018

Às 18:58 da noite de terça 16 de outubro, um meteoro brilhante foi registrado no Ceará, próximo a Fortaleza pela estação Exoss de Sobral, na escola Agostinho Neres Portela.

Foram recebidos 10 relatos na ferramenta gerida pela Exoss, sua maioria de testemunhas na cidade de Fortaleza/CE.

Estação Exoss situada em escola pública de Sobral/CE
Trajetória relatada pelas testemunhas

O evento contou com 10 relatos, 2 vídeos e 3 fotos através da ferramenta em 2 estadosPara visualizar o mapa interativo deste evento clique aqui.

Mais detalhes sobre esse evento nos links a seguir:

Na última parte do relatório de atividades da ferramenta de relatos em 2018 veremos como a ferramenta se destacou mundialmente e o que esperamos para 2019.

A Exoss agradece as pessoas abaixo pela colaboração na divulgação da ferramenta no ano de 2018: Nathalie Cabrol (Seti Institute), Grigorij S. Richters (Asteroid Day) e André Jorge de Oliveira (Repórter).

Edição: Eduardo Placido Santiago

Imagens: exoss.org, exoss.imo.net

Referências: 
exoss.org
exoss.imo.net
galeriadometeorito.com
g1.globo.com
campinas.sp.gov.br
acidadeon.com

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário