Associada Exoss lança livro sobre Radioastronomia na educação

Nossa associada Lucia Horta, responsável pela estação Exoss em Guarapari-ES está lançando um livro sobre Radioastronomia no ensino de física.

Partindo de uma base teórica sólida, os leitores serão guiados através da aprendizagem Formal, onde os princípios fundamentais da radioastronomia são cuidadosamente apresentados. Em seguida, adentramos o mundo da aprendizagem Não Formal, onde a teoria ganha vida através de atividades práticas e projetos envolventes, tornando o aprendizado uma experiência tangível e dinâmica.

O livro não para por aí, pois nos leva ainda mais longe, explorando a aprendizagem Informal, onde os conhecimentos adquiridos são compartilhados e amplificados através de feiras, mostras e apresentações populares, conectando-se com comunidades e escolas ao redor do mundo.

Baseado em uma meticulosa pesquisa realizada pela autora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, este livro é mais do que apenas um guia educacional – é um convite para desvendar os segredos do cosmos por meio da radioastronomia. Ao utilizar a radioastronomia como uma ferramenta para ensinar conceitos de física, não apenas facilitamos o aprendizado, mas também incentivamos a iniciação científica dos alunos, criando uma nova geração de exploradores do universo.

Com uma metodologia inovadora composta por 12 aulas e integrando atividades formais e não formais, “Explorando o Cosmos” culmina na implantação de uma estação de radioastronomia amadora, desenvolvida em colaboração com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zenóbia Leão, na cidade de Guarapari, Espírito Santo. Os resultados dessa jornada são evidenciados não apenas pela assimilação do conhecimento, mas também pelo engajamento e entusiasmo dos estudantes em relação ao aprendizado científico.

Este livro é um convite para educadores, entusiastas da astronomia e curiosos de todas as idades a embarcarem nesta aventura emocionante, descobrindo os mistérios do cosmos e promovendo a educação científica de forma acessível e envolvente. Não perca a oportunidade de explorar os vastos horizontes da radioastronomia e expandir seus horizontes além das estrelas!

Adquira seu exemplar neste link. O valor arrecadado com a venda dos livros será revertido pela professora para divulgação científica nas escolas.