Sonda chinesa Tianwen1 é registrada sobre São Paulo

Atualizado em 24 de julho às 20:30

No dia 23 de julho de 2020 o veículo de lançamento Long-March-5 Y3 lançou a missão Tianwen-1 do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, província de Hainan, em 23 de julho de 2020, às 04:50 UTC ( 12:50, horário local). O Tianwen-1 é a primeira missão de exploração da China em Marte e inclui um orbiter, um lander e um rover.

Esta missão da China está a caminho de se juntar à comunidade de exploradores científicos internacionais de Marte. Estados Unidos, Europa, Rússia, Índia e os Emirados Árabes Unidos já possuem missões rumo ao planeta.

Na madrugada de 23 de julho, a câmera do astrônomo amador e colaborador da Exoss, Luciano Diniz em São Paulo registrou a órbita de transferência da sonda sobre São Paulo entre às 2:44 a 3:15 hora local.

Imagem de longa exposição do video acima

O registro também foi feito na câmera allsky do astrônomo amador Sérgio Mazzi de São Paulo confirmando se tratar da sonda.

Conseguimos obter imagens de dois observatórios parceiros da Exoss que também registraram a passagem da sonda.

No LNA – Observatório Pico dos Dias em Itajubá – MG, instituição parceira da Exoss, a câmera allsky tem o registro no horário das imagens anteriores.

E o associado Marco Mastria analisou as imagens de sua câmera allsky em Mogi das Cruzes-SP e confirmou também o registro da sonda.

REGISTRO NA EUROPA

O Northolt Branch Observatory publicou a imagem da sonda, numa observação feita no dia 23 de julho, cerca de 19 horas após o lançamento, onde a sonda pode ser vista a uma distância de 295.000 km.

Este mesmo observatório confirmou a possível passagem por São Paulo em mensagem: a sonda deveria estar perto da posição RA 21h 09m dez + 01 ° 11 ‘, a uma altitude de cerca de 60 graus acima do horizonte, como visto de São Paulo. É muito provável que tenha capturado a espaçonave, cerca de 8000 km acima da superfície da Terra.

Estamos ainda analisando outras imagens de câmeras allsky na região, que possivelmente também registraram o veículo de lançamento. Se você tiver imagens, envie para exoss@exoss.org para complementar este artigo.

Agradecemos ao Sergio Mazzi por ceder sua imagem para esta publicação.

Com informações e pesquisa de Amanda Martins e Sergio Mazzi.