OPD-MG

ESTAÇÃO OBSERVATÓRIO DO PICO DOS DIAS – OPD

A estação do Observatório do Pico dos Dias – OPD é uma parceria entre este e a rede colaborativa Exoss Citizen Science. O  OPD colabora de forma contínua para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, atendendo ativamente à comunidade astronômica nacional no suporte às suas atividades científicas e de formação avançada. 

O Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA opera o Observatório do Pico dos Dias – OPD, localizado entre os municípios sul-mineiros de Brazópolis e Piranguçu a 1864m de altitude, 900m acima do nível médio da região, onde está situado o maior telescópio em solo brasileiro. Ao longo de mais de 25 anos, o amplo acesso à infraestrutura do LNA para uso de toda a comunidade viabilizou o crescimento robusto da ciência astronômica no Brasil. Com isso, o País expandiu suas possibilidades e passou a fazer parte dos consórcios internacionais dos telescópios Gemini e SOAR, dos quais o LNA exerce o papel de Secretaria Nacional.

Sua posição única na paisagem científica nacional tem se aprimorado continuamente de modo a criar condições otimizadas para o crescimento científico e tecnológico do Brasil, projetando a astronomia brasileira no cenário internacional.

EQUIPE DE TRABALHO DO OPD

Saulo Gargaglioni é mestre em engenharia de energia pela Universidade Federal de Itajubá, e técnico do Laboratório Nacional de Astrofísica e representante da parceria com a EXOSS.

Suzanne Cristine é empresária e astrônoma amadora. Fornece apoio e suporte à estação de monitoramento de meteoros do LNA – OPD.

Site do OPD: http://www.lna.br/opd/opd.html

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments