Associados Exoss participam do 1º Cube Design no INPE

O grupo de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial – CTEE da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE organizou do 1º CubeDesign, primeira competição nacional de desenvolvimento de pequenos satélites que foi realizada no período de 25 a 28 de julho de 2018, nas dependências do INPE em São José dos Campos.

O evento contou com a participação como convidados dos associados Geraldo Magela da estação Contagem-MG, representando também o GEDAI CEFET-MG e do associado Tiago Torres da estação Caeté -MG. Na visita às instalações do INPE puderam conhecer as iniciativas de pesquisa e o trabalho das equipes na competição, que foi vencida pela equipe Garatea-E.

O CubeDesign é uma iniciativa para promover um ambiente de competição sadio entre as equipes de desenvolvimento de pequenos satélites, aproveitando para compartilhar experiências e promover a integração dos grupos de desenvolvimento. Esta edição contará com três categorias: CubeSat, CanSat e Mockups. A categoria CubeSat é direcionada ao público universitário e de institutos profissionais, as equipes passarão por um percurso que mimetizará condições de lançamento e funcionamento operacional. A categoria CanSat é direcionada ao ensino médio em diante, as equipes passarão por um percurso onde serão testados a integração e comunicação. A categoria de Mockups é direcionada ao ensino fundamental, as equipes deverão montar, no local, uma estrutura mimetizando satélites sorteados.

CUBE DESIGN 19
CUBE DESIGN 18
CUBE DESIGN 17
CUBE DESIGN 16
CUBE DESIGN 14
CUBE DESIGN 13
CUBE DESIGN 1
CUBE DESIGN 2
CUBE DESIGN 15

SOBRE O CTEE

O CubeDesign é organizado pelo Curso de Pós-graduação da ETE, que possui 4 Áreas de Concentração: Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais – CSE, Combustão e Propulsão – PCP, Mecânica Espacial e Controle – CMC e Materiais e Sensores – CMS. Cada uma destas áreas de concentração, com suas respectivas linhas de pesquisa e desenvolvimento, abrange uma série de disciplinas que, juntas, complementam o conhecimento necessário para os estudos relacionados à Engenharia Espacial como um todo.