Relatos de que um meteorito teria caído em Cambuci
NOTA EXOSS: A imagem a seguir é de um meteoro registrado dentro do intervalo de horário relatado pelas testemunhas que ouviram o estrondo. Trata-se de um registro de meteoro de magnitude baixa feito pela estação de Campos dos Goytacazes-RJ.
A seguir o mapa de cobertura da rede Exoss, que tem diversas estações que também cobrem as cidades citadas na reportagem e não tivemos nenhum registro, além do exposto acima. Entretanto isso não invalida os relatos, mas minimiza as chances de recuperação de qualquer material de origem meteorítica.
Há relatos de que um meteorito teria caído na zona rural de Cruzeiro, em Cambuci. Impacto teria sido sentido em um raio de 10 KM.
Um forte estrondo acompanhado de um tremor de terra assustou moradores de dois municípios do Noroeste Fluminense. O episódio abre espaço para diversas suposições sobre o que teria ocorrido na madrugada da última quarta-feira (15), quando o misterioso fenômeno teria ocorrido.
Entre os relatos está o de que um meteorito teria caído em um sítio na zona rural de Cruzeiro, distrito de Cambuci. O impacto do tal meteorito teria sido sentido em um raio de 10 quilômetros, abrangendo o distrito de São João do Paraíso e a cidade vizinha de São José de Ubá.
De acordo com os moradores de São João do Paraíso e São José de Ubá, o barulho lembrava um trovão, mas era bem mais intenso. Além do barulho, eles relataram um tremor de terra. Tanto o barulho, quanto o tremor foram sentidos de forma simultânea. Ainda segundo os moradores das localidades, as janelas de vidro tremeram e alguns relataram terem notado objetos balançarem.
Às 2h05, o Observatório Sismológico de Brasília (OBSIS) registrou um tremor de terra de 2,6 de magnitude na escala Regional Brasileira (mR). O epicentro não seria Cruzeiro, mas estaria apenas cinco quilômetros ao norte do distrito de São João do Paraíso. Outro fato intrigante é que o tremor teria vindo a 0 metro de profundidade, ou seja, ocorreu em plena superfície. O Observatório também não registrou qualquer outro tremor secundário.
Vale lembrar que a região não está situada próximo a qualquer falha geológica. Tremores de terra no Brasil são raros, mas pequenos sismos são registrados com frequência em algumas áreas do país, como o Norte de Minas. Não é o caso do Noroeste Fluminense, que não havia registrado qualquer tremor de terra no últimos dois anos.
Fonte: Folha Itaocarense
Comentários
Powered by Facebook Comments