Sociedade Astronômica Brasileira promove reunião para discutir descobertas sobre o Universo

Sociedade Astronômica Brasileira promove reunião para discutir descobertas sobre o Universo

Cientistas da NASA e do ESO, por exemplo, estarão na Universidade Cruzeiro do Sul (SP) em julho

As mais recentes descobertas da astronomia serão apresentadas e discutidas na 42ª Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que será realizada entre os dias 9 e 12 de julho, na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Participarão especialistas do Brasil e do exterior. A abertura será realizada pelo presidente da SAB, o astrônomo Reinaldo Ramos de Carvalho, e pelo reitor da Cruzeiro do Sul, professor doutor Luiz Henrique Amaral. Além das trocas entre a comunidade científica, será promovido minicurso gratuito para professores de escolas públicas e particulares.

Entre os cientistas convidados está Natalie Batalha, da NASA, que apresentará as mudanças no conhecimento a partir das atividades do telescópio Kepler e as expectativas com os lançamentos do TESS e do James Webb previstos para os próximos meses. A apresentação de Natalie está na programação do dia 10 de julho, que conta com o coordenador do projeto Exoss, Marcelo De Cicco como chair da sessão.

O cosmólogo Joseph Silk, que é o pesquisador com maior número de trabalhos publicados em revistas científicas com arbitragem na história da astronomia, irá falar sobre os limites da cosmologia, apontando escolhas para a compreensão das origens cósmicas. Já Marcelle Soares-Santos, da Universidade Brandeis (EUA), apresentará descobertas relacionadas à observação de radiação gravitacional e eletromagnética associadas à fusão de estrelas e um novo campo da cosmologia que está surgindo.

“Os Desafios para a Ciência no Brasil” é tema da palestra do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, na terça-feira, dia 10, ao meio dia. A SBPC acaba de completar 70 anos, e a comunidade científica passa por momento de falta de recursos financeiros para as pesquisas, especialmente pela crise econômica.

O astrofísico SylvioFerraz Mello, da Universidade de São Paulo (USP), irá abordar marés dinâmicas de satélites próximos e exoplanetas. Devido ao efeito de maré, os corpos celestes podem se deformar e até mesmo se romper, com importantes implicações para a formação e evolução de sistemas planetários. O especialista Verne Smith, do observatório nacional de astronomia óptica (NOAO), irá apresentar a Via Láctea a partir do levantamento Apogee, que investiga a evolução da galáxia e sua composição química por meio de instrumentos sensíveis à luz infravermelha.

Também estará entre os conferencistas convidados o especialista Samuel Boissier, que apresentará a astronomia na França e o papel da sociedade nacional francesa de astrônomos. Na pauta, suas relações com outras instituições pelo mundo, prêmios de reconhecimento, assim como o levantamento de questões para reflexão entre os participantes da Reunião Científica da SAB.VivianWhite, da Sociedade Astronômica do Pacífico, irá transmitir táticas de engajamento para os diferentes estágios de pesquisa.

Entre os 179 painéis expostos, haverá a apresentação oral dos sete melhores. Eles estarão distribuídos por temas, tais como:“Instrumentação e Software”,“Astronomia de Posição, Sistemas Planetários, Astroquímica e Astrobiologia”, “Estrelas e Física Solar”, e “Ensino, Difusão e História da Astronomia”.

Minicurso de astronomia para professores

Professores de escolas públicas e particulares podem participar no 21º Minicurso de Astronomia da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que ocorrerá entre os dias 9 e 11 de julho, segunda a quarta-feira, das 9h às 18h30, na Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenado por Paulo Henrique Azevedo Sobreira, é ministrado por astrônomos abordando temas atuais e básicos da área para serem aplicados em sala de aula. Na programação, “Cosmologia”, “Planetas Extrasolares”, “Estrelas e Galáxias”, “Fases da Lua e Eclipses”, “Revisitando o Sistema Solar”, “Astrofotografia: Fundamentos e Técnicas”, “Procurando Vida no Universo”, “Missão Espacial GAIA: o Universo em Três Dimensões”, “Estações do Ano”, “Relógios de Sol”, e “Movimentos da Lua, Fases e Relógio Lunar”. Eles estão divididos por palestras, seminários, oficinas e relatos de experiências dos participantes sobre ensino e educação em astronomia. 

sab 42
reuniao sab 2018
sociedade astronomica brasileira
42ª Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) (1)
42ª Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB)

O SP TV também fez um matéria sobre o evento que pode ser visto neste link.

INSTITUCIONAL

Sobre a Sociedade Astronômica Brasileira– A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) tem a missão de promover e compartilhar o conhecimento científico do Universo. Foi criada em 1974, tem sede em São Paulo, e é a maior organização de astrônomos profissionais no Brasil. Com seus quase 700 membros, atualmente, é constituída por astrônomos, físicos, engenheiros, matemáticos e outros com interesse amplo em astronomia. Saiba mais em: www.sab-astro.org.br.

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul – Há quase 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com aproximadamente 50 mil alunos, distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel e o recém-inaugurado campus Paulista (2018). É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 250 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê),além de colégios de educação básica e ensino técnico.  Visite: www.cruzeirodosul.edu.br

Fonte: Assessoria de Imprensa SAB

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário