Oumumua, nave extraterrestre que nada!

Num post anterior https://faroldaastronomia.com/2023/03/17/especular-nao-significa-certezas/ eu já questionava algumas afirmações cientificas um pouco apressadas feitas por Avil Loeb e equipe acerca do objeto interestelar Oumumua ser uma espaçonave-vela extraterrestre, e eu lembrava que “…eliminar hipóteses concorrentes não faz de tua hipótese a correta”. Parecia que a hipótese nave alienígena conseguia facilmente explicar as anomalias daquele objeto, sem levar em consideração a sua extravagancia hipotética e pressa no raciocínio.

Eis que acaba de sair um estudo na Nature, ajustando uma bela e coerente hipótese, factível e não extravagante que propõe ser Oumumua um cometa extrassolar, dessa forma conseguindo explicar o efeito anômalo não gravitacional de aceleração durante sua passagem próximo ao Sol. O artigo e’ este: https://www.nature.com/articles/s41586-022-05687-w .

Nao querendo complicar muito e simplificando sobremaneira, a explicacao consiste num mecanismo que fez o objeto interestelar acelerar durante sua passagem pelo interior de nosso Sistema Solar ser devido a encapsulamentos de hidrogênio na forma de gás dentro de águas congeladas, ou seja o Oumumua seria um grande objeto de gelos rico em água. Nosso querido e passageiro viajante extrassolar seria um planetesimal originado de um repositório pristino de algum outro Sistema Solar, algo como um objeto de gelos de água vindo da um análogo da nuvem de Oort de outro sistema planetário.

Ao passar por zonas temperadas , ou seja, por áreas mais quentes que o espaço profundo, o gás hidrogênio retido nos gelos acaba sendo expelido, como se fossem leves propulsores de um foguete. Seguindo-se um efeito de aceleração do corpo em movimento.

Se tal hipótese for cada vez mais aceita isso coloca fatos e ideias riquíssimas sobre a formação de outros sistemas solares seguindo certos padrões que acabam por se replicar, quantas hipóteses extremamente ricas surgem dai, certo?

Toda vez que leio sobre incríveis explicações e a imensa balburdia suscitada, eu me lembro dos dizeres do Barão de Itararé, “O tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro.”

Por Marcelo De Cicco