Reportar bólido

Novo link da Exoss permite a qualquer observador relatar um bólido (fireball) em apenas 12 passos interativos

relate

bolido.exoss.org

Recentemente um acontecimento chamou muito a atenção nos noticiários: um objeto foi visto em  3 países da América do Sul seguido de muitos relatos e vídeos na internet. A falta de um mecanismo para sintetizar tais observações era um empecilho até meados de maio de 2014, quando a parceria internacional entre a American Meteor Society – AMS e a International Meteor Organization – IMO, através do apoio da The European viDeo Meteor Observation Network – Edmond se consolidou, gerando uma única ferramenta para catalogar os relatos e registros em todo o mundo. Agora em um esforço conjunto da Exoss, disponibilizamos aos brasileiros a versão totalmente em português para que os relatos sejam catalogados na maior base de dados do mundo em avistamentos de bólidos (fireballs).

eu vi um meteoro

1-traduções
Ferramenta disponível em quase todos os países e idiomas conta com a participação da Exoss na tradução e versão para o Português do Brasil

Trata-se de uma ferramenta única e padronizada para todo o mundo onde o relato de quem observou um evento de um bólido poderá facilmente ser registrado em 12 passos no sistema da IMO.

Esta base de dados é aberta ao público; todos os relatos de um avistamento comum entre diversas regiões com avistamentos cadastrados neste formulário são catalogadas em um EVENTO que podem ser consultados e inclusive ter os seus dados de localização baixados na própria página.

2-evento 1642-2015
Evento 1642-2015 foi o grande bólido avistado recentemente em 3 países incluindo o Brasil; seus dados podem ser consultados no site e o arquivo deste evento em específico pode ser baixado aqui.

Com a ferramenta agora disponível no Brasil pela Exoss, qualquer pessoa com ou sem experiência neste tipo de fenômeno poderá realizar seu relato e com isso contribuir para uma base de dados única em todo o mundo; seguindo os princípios da ciência cidadã, aqui colocada em prática da forma mais democrática e acessível a todos.

3-onde olhando

O relato começa com a testemunha inserindo seu endereço e selecionando em um mapa a localização precisa de onde ele estava no momento e hora em que presenciou o evento; após isso uma série de etapas possibilitam ao internauta posicionar um modelo pessoal no exato local onde ele se encontrava no momento em que visualizou o bólido.

4-onde foi

O internauta poderá através de uma ferramenta dinâmica e intuitiva visualizar como foi o seu avistamento e com isso localizar o mesmo  no céu, assim como o foi quando presenciou.

5-acima horizonte

6-acima sumiu 1

O internauta poderá inclusive relatar como foi seu brilho e cor.

7-brilho

Todas as etapas são simples e de fácil entendimento por parte do internauta, com isso o seu relato será parte importante para a reconstrução da dinâmica do evento.

8-acima horizonte primeiro

9-acima ultimo

Por último, após o internauta encerrar o relato e gravá-lo,  o evento estará registrado na base de dados e a qualquer momento poderá ser acessado, bastando conectar-se novamente ao site. É uma ferramenta poderosa que está agora ao alcance dos brasileiros para acompanhamento e colaboração em um esforço mundial de coleta de dados de bólidos (fireball).

10-finalizando

Essa é a missão da Exoss, levar ao alcance de todos de forma padronizada e organizada a oportunidade para que a astronomia seja parte de nosso dia a dia.

Agradecemos imensamente todo o apoio e suporte da AMS-American Meteor Society e da IMO-International Meteor Organization, em especial ao Mike Hankey que se prontificou desde o início a colaborar para que os brasileiros tenham essa oportunidade única de participarem deste projeto inovador.

Agora não se esqueça! Viu algo grande e luminoso nos céus? Acesse a página para relatos de bólidos e participe desta campanha mundial de registros e catálogos de bólidos.

bolido.exoss.org

live reportar bolido

Acompanhe em nossas câmeras para saber se a Exoss também registrou o mesmo meteoro através do site live.exoss.org. Dúvidas e sugestões quanto ao uso da ferramenta, envie um e-mail para exoss@exoss.org.

video-1444167392.mp4 (1)

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário