Relatório de atividades da última semana de Julho de 2017

Na ultima semana de julho esta marcada como dias de atividade pouco usuais de meteoros, pois a partir de 26 até o dia 29 de julho de 2017 registramos a marca de 940 meteoros  individuais em nossas câmeras, dentre 4123 registros analisados, no mesmo período, proporcionando até agora diversos pareamentos dentre as nossas estacoes.

Ressaltamos que estamos na semana de pico de atividade da chuva SDA (Delta Aquarideos do Sul), relacionada aos detritos das passagens antigas, possivelmente do cometa 96P/Machholz. Entretanto a intensa atividade que ocorre nessa semana, não pode ser  justificada até o momento  somente pela mencionada chuva.

É relevante pontuar que também no dia 29 a Terra atravessou os detritos do cometa de longo período, conhecido como Borisov (leia mais detalhes aqui) e os dados referentes a essa passagem ainda estão sendo analisados para que tenhamos um quadro mais claro que possa explicar a grande atividade de meteoro desta semana.

 

Dentre os 940 meteoros mencionados, conseguimos calcular 198 orbitas com bom grau de certeza, no diagrama abaixo  mostramos  as órbitas de todas os meteoros pareados.

Órbitas geradas pela rede Exoss no período de 26 a 29 de julho de 2017

A seguir mostramos um foto ilustrativa de alguns meteoros capturados numa mesma câmera, do Observatório Municipal de Campinas, ao longo da noite de 27 de julho de 2017.

OMC6 – Câmera modelo Exosscam em atividade na noite de 27 de julho de 2017

Outras imagens das demais estações podem ser acessadas no site live.exoss.org.

Abaixo apresentamos um mapa mostrando as capturas de meteoros realizadas pelas diversas  câmeras de nossa rede,  no caso as estacoes:  VIX, SJU, OMC, EPS, SPS , HAL e ITU, no período indicado neste relatório.

Dados de alguns pareamentos já consolidados entre 26 e 29 de julho das estações VIX, SJU, OMC, EPS, SPS , HAL e ITU

Em breve mais resultados serão apresentados após a consolidação das análises dos dados.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: