Observatório DCTA inicia estação de monitoramento de meteoros

Desde junho de 2018 entrou em operação no Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial situado na cidade de São José dos Campos/SP uma estação de monitoramento de meteoros em parceria com o projeto Exoss.

O observatório que é aberto à visitação pública agora contará com mais uma atividade de pesquisa com os estudos de meteoros.

A iniciativa já é antiga e contou com os esforços da associada Exoss Suzanne C. P. Silva de São José dos Campos/SP e apoio da equipe atuante no observatório.

A instalação contou com a participação do associado Johnne Oliveira de São Sebastião/SP em conjunto com Suzanne que proveram a instalação física dos equipamentos.

Área de exibição – Observatório DCTA
Da esq. para dir: Elias Lobo, Johnne Oliveira, Carlos Souza e Paulo Renato durante a ativação da Estação DCTA/EXOSS
Fireball registrado pela estação DCTA-IAE CTA

A estação está efetuando a triangulação junto com outras instituições parceiras da rede como Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini e a Universidade Vale do Paraíba – Univap tendo realizado triangulação com ambas.

Para consultar a equipe de trabalho DCTA/EXOSS clique aqui.

Meteoro dia 07/07/2018 triangulado entre 3 instituições + 2 associados

Associado Exoss Johnne Oliveira em sinal que se tornou o logo para o reporte um meteoro iniciativa da American Meteor Society em parceria com International Meteor Organization e a Exoss Citizen Science

Edição: Eduardo P. Santiago

O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.

Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário