ESTAÇÃO DCTA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A história do Instituto de Aeronáutica e Espaço tem sua origem na década de 50, com a criação, em 1o de janeiro de 1954, do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento – IPD no campus do então Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA.
O DCTA nasceu de uma ideia visionária de Santos Dumont, há mais de meio século, que foi transformada em um plano simples, lógico e de longo prazo, conduzido com tenacidade e sob a liderança do então Tenente-Coronel Casimiro Montenegro Filho.
Em 1991, uma nova proposta de reorganização do DCTA realizou a fusão do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento – IPD e do Instituto de Atividades Espaciais – IAE, criando-se, o atual Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com a missão de “Realizar Pesquisa e Desenvolvimento no Campo Aeroespacial”.
EQUIPE DE TRABALHO DO DCTA
ELIAS LOBO OLIVEIRA é Técnico em climatização de veículos espaciais do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Sendo o chefe e representante do DCTA na parceria com a Exoss, associou-se à rede em junho de 2018, com a estação de monitoramento na cidade de São José dos Campos, com 1 câmera padrão da rede. Está atuando como voluntário no projeto de divulgação científica.
SUZANNE CRISTINE PAULA , é voluntária do Observatório do DCTA e associada Exoss desde 2015 com a estação SPS.
Site do DCTA: www.iae.cta.br
Comentários
Powered by Facebook Comments