Exoss participa do 20º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST)

Anualmente acontece o Encontro Nacional de Astronomia, sendo esse realizado no Brasil desde 1998, reunindo profissionais e amadores para divulgação e ampliação do conhecimento científico astronômico.
Neste ano, o encontro foi realizado do dia 02 a 05 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, nas instalações do Planetário da Gávea.

Entre os participantes, estiveram lá dois associados à EXOSS: Kécia Silva, de Arapiraca-Alagoas, Carlos Ayres, do Rio de Janeiro (um dos organizadores do evento pelo CARJ) e também vários integrantes do Clube de Astronomia Carl Sagan e UFMS, de Campo Grande-Mato Grosso do Sul, que são parceiros da Exoss na Casa da Ciência.

Na apresentação de pôsteres, tivemos o trabalho REPORT FIREBALL: uma ferramenta colaborativa mundial a serviço da ciência cidadã, apresentado perfeitamente pela associada Kécia.

O Report Fireball é uma parceira da Exoss com a American Meteor Society-AMS e a International Meteor Organization-IMO, que visa divulgar a ferramenta de relatos em todo o Brasil e países vizinhos, para que qualquer cidadão possa de forma rápida e simples registrar o avistamento de meteoros.

O pôster apresentado no ENAST, destaca a evolução dos relatos a partir de 2015, quando a Exoss iniciou campanha massiva de divulgação da ferramenta no país.

Para saber mais sobre o histórico da ferramenta REPORT FIREBALL, clique aqui.

Na programação de domingo 05 de novembro do ENAST, a visitação de instituições de astronomia, como o MAST, o Observatório Nacional e o Observatório do Valongo, estes dois últimos parceiros da Exoss com estações de monitoramento em suas instalações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parabenizamos a organização do ENAST 2017 e aos participantes do evento.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário