Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial lança app

embrace2Os efeitos do Clima Espacial (vide definição abaixo) afetam a sociedade em muitas maneiras. Muitas certamente ainda desconhecemos. Melhor então é conhecer as escalas que os efeitos que conhecemos nos afetam. Por isso, o Programa Embrace – Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial/INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais disponibiliza um App que coloca na sua mão as informações publicadas no Portal Embrace e os alertas. Baixe o Brazilian Study and Monitoring of Space Weather (aplicativo para Android).

embraceNeste App você tem acesso ao nível das Tempestades Geomagnéticas (de G1-Fraco a G5-Extremo), os quais podem gerar correntes problemáticas em linhas de transmissão de energia elétrica causando sobrecargas e produzindo apagões. Ele também mostra o gráfico com a ocorrência de Explosões Solares (de R1-Fraco a R5-Extremo), as quais podem interromper comunicações em rádio (transmissões de sinais de televisão, comunicação de aeronaves e transmissões de celulares), além de reduzir a precisão do sistema de GPS (Global Positioning Systems). Também é possível acessar no App as últimas notícias a respeito do assunto e ler os boletins diários sobre as condições do tempo no espaço, publicado por especialistas na área.

DEFINIÇÃO DE CLIMA ESPACIAL
O clima espacial abrange as condições e os processos que ocorrem no espaço, que têm o potencial de afetar o ambiente próximo à Terra e/ou o ser humano ou os atuais ativos tecnológicos.

Fonte: INPE

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário