A importância do satélite brasileiro e a colaboração com a China

Este post é parte do evento Semana Mundial do Espaço 2016. #WSW16Acompanhe as atividades da EXOSS através de nosso site live.exoss.org e em nossas mídias sociais.world-space-week-2016

O Amazonia 1 foi batizado em homenagem a nossa grande floresta e deverá voar 25 anos depois do lançamento do primeiro satélite totalmente feito no Brasil, o Satélite de Coleta de Dados 1 (SCD-1), em 1993. Cinco anos depois, em 1998, outro satélite dessa mesma família, o SCD-2, foi colocado em órbita. Esses artefatos, ainda em atividade, recebem informações ambientais transmitidas por plataformas de coleta de dados instaladas em locais remotos do território nacional e as enviam para estações terrenas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Cuiabá, em Mato Grosso, e em Alcântara, no Maranhão. Os dados coletados (temperatura, pressão, umidade, pluviometria etc.) são usados para diversas aplicações, tais como previsão de tempo, estudos relacionados a correntes oceânicas e marés e planejamento agrícola, entre outros.

amazonia-1O satélite pesa 500 quilos e será lançado em 2018

Com previsão para ser lançado pelo Brasil até 2018, trata-se de um satélite de observação da Terra, o primeiro feito a partir da plataforma multimissão (PMM), uma estrutura genérica criada pelo Inpe para a fabricação de satélites na classe de 500 quilos.  Criado nos laboratórios do Inpe, terá como missão monitorar os recursos naturais do país. Dotado de uma câmera capaz de fazer imagens de uma faixa de 850 quilômetros de largura, o satélite vai auxiliar no controle do desmatamento da floresta amazônica, na previsão de safras agrícolas, no monitoramento de zonas costeiras e no gerenciamento de recursos hidrográficos.

Classificado como um satélite para sensoriamento remoto de órbita polar baixa, vai orbitar o planeta passando pelos dois polos, vindo do Norte em direção ao Sul, e sobrevoando o Brasil durante o dia. Ele cruzará a linha do Equador sempre às 10h30. Orbitando a uma velocidade de 7,5 quilômetros por segundo, ele levará 100 minutos para circundar a Terra. Um aspecto importante do satélite é o sobrevoo sobre o mesmo ponto em terra a cada cinco dias, período chamado de revisita. Para efeito de comparação, a revisita do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers), série de satélites feita em conjunto com a China, acontece a cada 26 dias. O Amazonia 1 terá uma câmera com resolução de imagem de 60 metros (m) por 60 m, enquanto o Cbers-4 tem várias câmeras sendo que a de maior resolução tem 5 m por 5 m.

amazonia-3No Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, em São José dos Campos (SP), Amazonia1 passa por experimentos para verificação da compatibilidade elétrica entre os equipamentos

O Inpe ainda não definiu quando e qual foguete fará o lançamento do satélite, mas a escolha deverá recair sobre os lançadores hoje disponíveis no mercado internacional, porque o país ainda não tem um foguete para esse fim. O satélite foi qualificado para ser compatível com uma família de lançadores, tais como o ucraniano Dnepr, o norte-americano Minotaur-C e o europeu Vega, entre outros. O Amazonia 1 integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) sob a responsabilidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O desenvolvimento das empresas nacionais na fabricação do satélite

O desenvolvimento nacional dos diversos componentes que constituem o Amazonia 1 é uma característica bastante importante do projeto. Para o pesquisador Adenilson Roberto da Silva, responsável no Inpe pela área de satélites baseados na PMM diz,  “uma vez completado o ciclo de desenvolvimento do Amazonia 1, teremos o domínio de toda a cadeia de fabricação de um satélite desse porte, o que vai nos permitir partir para projetos maiores e voltados para outras aplicações”.

A câmera WFI (sigla para Wide Field Imager ou Imageador de Amplo Campo) é responsável por fazer as imagens do território brasileiro. As objetivas do imageador foram desenvolvidas pelas duas empresas, Equatorial Sistemas de São José dos Campos e Opto Eletrônica de São Carlos. Sendo que a eletrônica de processamento de sinais, a montagem, a integração e os testes do subsistema foram qualificados pela Equatorial. Essa mesma câmera, com poucas diferenças, está instalada no Cbers-4.

amazonia-2 Detalhe da antena de transmissão de dados do satélite

A Equatorial também ficou responsável pelo desenvolvimento do gravador digital de dados (DDR, na sigla em inglês) do satélite e coube à Omnisys, de São Bernardo do Campo (SP), a fabricação do terminal de processamento remoto (RTU), que faz a interface entre a câmera WFI e o computador de bordo, do transmissor de dados em banda X, que vai enviar as imagens feitas para o controle em terra, além da antena desse transmissor. Já o conversor de voltagem foi encomendado à AEL Sistemas, de Porto Alegre (RS). Os painéis solares, que geram energia para funcionamento do satélite, foram produzidos pela Orbital de Guarulhos.

O instituto se encarregou do desenvolvimento e da finalização de vários subsistemas, entre eles o de controle térmico, o de provimento de energia, incluindo os painéis solares, e o de telemetria e telecomando de serviços – esses dois últimos também tiveram participação da empresa Mectron, de São José dos Campos. A estrutura do satélite ficou a cargo da Cenic Engenharia, também de São José dos Campos, enquanto o subsistema de controle de atitude e tratamento de dados foi desenvolvido por meio de um acordo de transferência de tecnologia com a empresa argentina Invap.

Portanto, o Amazonia 1 teve importância na construção para desenvolver tecnologia de fabricação de satélite com parceria de empresas nacionais. É o que afirma o diretor do Inpe, Leonel Perondi: “Geramos competência nas empresas para que possam estar capacitadas para projetar e fabricar sistemas espaciais no Brasil”

Fonte: Revista Fapesp

Edição: Johnne Oliveira