Chuva de meteoros Eta Aquariids e a participação do cidadão cientista

Chuvas de meteoros está entre das poucas oportunidades para participação mundial na colaboração de estudos astronômicos

dupla de meteoros
Dois meteoros em tomada única na madrugada do dia 05 de Abril no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – Foto: Estação de Meteoros OMCJN 01 operada por Júlio Lobo

Você consegue se lembrar de quantos eventos astronômicos que permite a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo colaborar com a astronomia?

E destes quais podem ser conduzidos sem gastar nenhum centavo?

Deveras são poucos os objetos celestes acessíveis para apreciação e estudos de nosso quintal.

Nebulosas, Galáxias, Planetas, Eclipses e até o nossa própria lua podem ser vistos a olho nu e/ou estudados adequadamente, mas exigem um investimento mínimo em equipamentos e infraestrutura para tal engajamento. Você pode sim acompanhar as órbitas de planetas do seu quintal, apreciar superficialmente a lua cheia e ter o privilégio de ver um cometa ou eclipse. Porém estuda-los mais profundamente ou minimamente exigirá dedicação e investimentos.

ATENÇÃO! A OBSERVAÇÃO SOLAR EMBORA POSSÍVEL EXIGE CONHECIMENTO E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS, REALIZADO DE FORMA ERRÔNEA CAUSARÁ DANOS IRREVERSÍVEIS A RETINA!

Já os estudos de meteoros embora realizados de forma mais metodológica e criteriosa por diversas redes de meteoros pelo mundo incluindo redes no Brasil pode em diversas ocasiões propiciar a qualquer pessoa participar de forma rápida, barata e fácil (veja redes de meteoros pelo mundo clicando aqui)

Meteoros em toda história da humanidade sempre “agitou” com o imaginário e curiosidade, por sua natureza imprevisível é uma das formas mais eficientes de despertar a paixão pela astronomia a qualquer ser humano. Exige constante monitoramento e pesquisas mundo afora para compreensão e formulação de conceitos que envolvem o entendimento do nosso sistema solar, por isso podemos sim dizer que são imprevisíveis ou então não seria necessário constantes publicações científicas na área. Podemos estimar com margem de erro mínimas grande parte de tais eventos mas jamais teremos 100% do conhecimento na área.

Porém tal trabalho pode ser mais fácil para os estudiosos se o máximo possível de pessoas colaborarem com tais fenômenos e a chuva de meteoros é a forma mais fácil para tal tarefa.

Como dito acima é possível estimar data e uma janela temporal para um maior fluxo de meteoros em nossa atmosfera, e é aí que você poderá fazer a diferença.

COMO OBSERVAR UMA CHUVA DE METEOROS?

O que precisa?

De preferência uma boa companhia para passar a noite “às escuras”, nada de celular, ou no máximo com o modo noturno habilitado se possuir tal função.

Uma cadeira de praia para ficar confortável.

Agasalho para se proteger do frio da madrugada.

Café! Muito café ok?

Acompanhe os detalhes sobre a chuva de meteoro Eta Aquariids em nosso post anterior (aqui).

Agora que você já possui o mínimo de conhecimento sobre o que estará por vir tenha em mente o seguinte link: EXOSS.IMO.NET

Bem grande que é pra você não ter desculpas alegando que esqueceu ok?

Neste link você poderá participar da coleta de informações dos meteoros mais brilhantes que você presenciará durante essa madrugada. Bastando apenas saber a hora exata e a direção inicial e final do meteoro brilhante que você testemunhou. O link acima conduzirá você a uma divertida ferramenta para coletar os dados do meteoro visto por você, preste muita atenção ao preencher todos os campos!

DADOS PRELIMINARES DA CHUVA ETA AQUARIIDS 2018

Na última madrugada estações da Exoss espalhados pelo Brasil registraram ao menos 335 capturas com 274 meteoros (captura difere de meteoro pelo fato de haver pareamento entre estações de um mesmo meteoro e/ou múltiplos meteoros por captura), um aproveitamento considerável para uma madrugada antes do pico previsto para a chuva Eta Aquariids.

taxa horaria eta aquariids
Gráfico da noite passada (04 para 05 de Abril). Concentração de meteoros entre 03:30 am até 05:30 am
meteoros eta aquariids
Composição de imagens de meteoros (incluindo Eta Aquariids) registrados na noite passada por Estação Exoss

Sabendo o horário de maior atividade de meteoros fica mais fácil se programar não é mesmo?

Você gastará neste processo apenas o seu tempo, uma jarra de café e sua internet. Não será preciso nenhum gasto adicional para poder colaborar com os estudos de meteoros e você já pode dizer para seus amigos que sim, você é um CIDADÃO CIENTISTA!

Edição: Eduardo P. Santiago

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário