Atividade da Chuva de Meteoros Eta Aquariids 2017

Eta Aquarid em Mount Bromo, East Java, Indonesia Foto: Justin Ng

INTRODUÇÃO

Eta Aquariid (ETA, chuveiro IAU número 31) é uma chuva de meteoros que ocorre de 19 de abril a 28 de maio de cada ano. Seu radiante está localizado na constelação de Aquário, próximo da estrela mais brilhante da constelação, Eta Aquarii. Seu pico ocorre de 5 a 8 de maio.

Eta Aquariid é gerada pelo cometa periódico Cometa Halley, 1P/Halley, que foi descoberto pelo astrônomo e matemático Edmond Halley em 1696. Ele possui um período orbital de cerca de 75,3 anos e seu próximo periélio será no ano de 2061. A outra chuva relacionada ao Halley ocorre em outubro são as Orionids.

HISTÓRIA

O mais antigo registro da chuva de meteoros Eta Aquariids, remonta ao ano 401 e há também registros nos anos 839, 927, 934 e 1009. Os meteoros dessa chuva  são rápidos e produzem uma alta porcentagem de rastros persistentes, mas poucos fireballs e oferece uma taxa de 20 a 40 meteoros por hora no seu pico.

ATIVIDADE DA CHUVA ETA AQUARIID PARA 2017

A chuva poderá ser vista a partir de ambos os hemisférios, mas o hemisfério sul é o mais favorecido, recebendo uma taxa em dobro de queda de meteoros em relação ao hemisfério norte.

Em 2017, a luz da lua crescente não interferirá na observação dessa chuva.

Simulação da Eta Aquariid Fonte: Meteor Showers

“Cada meteoróide Eta Aquariid é um pedaço do cometa Halley fazendo um mergulho de morte kamikaze na atmosfera” – disse o astrônomo Bill Cooke da NASA. “Muitas pessoas nunca viram esse famoso cometa, mas na manhã de 6 de maio eles pode ver pedaços dele deixar rastros de fogo no céu”

DADOS DA CHUVA DE METEOROS ETA AQUARIDS

Corpo Principal : 1P/Halley
Radiante: Constelação de Aquário
Registro mais antigo:  ano 401
Período: 19 de abril a 28 de maio
Máximo:  5 a 8 de maio
THZ: 20 a 40 meteoros por hora em média [ Hemisferio Sul ]

Fontes: IMO International Meteor Organization / IAU International Astronomical Union / SPACEDEX / SPACE.COM

Edição: Amanda Martins

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: