100 anos da International Astronomical Union

O 100º aniversário da União Astronômica Internacional – International Astronomical Union é marcado por eventos ao redor do mundo. Uma força tarefa utilizando a hashtag #IAU100 contará com palestras, eventos e muito conteúdo interessante ao redor do globo!

Em 2019 a União Astronômica Internacional (IAU) celebra seu 100º aniversário – um século de história, e nada melhor do que uma grande comemoração mundial para aumentar a conscientização sobre as descobertas astronômicas, e apoiar a astronomia como ferramenta na educação, desenvolvimento e futuro de toda a população. O tema de aniversário é 100 YEARS: UNDER ONE SKY (100 anos debaixo de um mesmo céu).

Entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2019, centenas de eventos estarão acontecendo ao redor do globo, em todos os continentes. A IAU criou uma força tarefa com a hashtag #IAU100, preparando um grande programa muito abrangente de iniciativas globais para divulgar ao máximo a astronomia para o público de todo o planeta – serão 4 dias de eventos ocorrendo em todo canto do globo.

O 100º aniversário da IAU oferece uma maravilhosa oportunidade para destacar para o mundo a fantástica ciência, tecnologia e inspiração que a astronomia nos trouxe no século passado. Vamos nos certificar de que juntos, vamos definir o tom certo para os próximos 100 anos!
Ewine van Dishoeck – Presidente da IAU

EVENTOS EM TODO O MUNDO

As comemorações da IAU100 consistirão em atividades coordenadas nos níveis nacional, regional e internacional. As atividades serão planejadas para que pessoas de todas as idades e todas as origens possam obter uma apreciação do papel central da astronomia na educação, desenvolvimento, extensão e diplomacia.

No Brasil foram registrados 37 eventos em diversas cidades e organizados por escolas, clubes de astronomia e instituições.

A programação de cada evento pode ser consultada neste link https://www.iau-100.org/events.

EVENTO EXOSS

E nós não poderíamos ficar de fora desta grande festa da astronomia. Os associados do projeto Exoss fazem parte dessa iniciativa, e durante dois dias de transmissões ao vivo em parceria com o canal Galeria do Meteorito, no YouTube, apresentando os destaques destes 100 anos de astronomia e como o cidadão pode se envolver em projetos de pesquisa científica, colaborando com o movimento CITIZEN SCIENCE – CIÊNCIA CIDADÃ.

No dia 10 de janeiro a primeira live, com a participação do coordenador Marcelo De Cicco, apoio de Amanda Martins e apresentação de Richard Cardial.

No dia 11 de janeiro a segunda live, complementando as informações dos destaques da astronomia com apoio de Amanda Martins e apresentação de Richard Cardial.

Participe conosco desta festa da astronomia e entenda porque é tão importante esta comemoração em nível mundial.

#ObservaçãodoCéu #IAU100 #100HoursOfAstronomy #Exoss

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *