Possível bólido no Ceará

ATUALIZAÇÃO EM 19 DE OUTUBRO DE 2020 – CONFIRMADO O BÓLIDO NO CEARÁ

Uma câmera da empresa Clima ao Vivo instalada em Fortaleza registrou o momento em que o rastro luminoso risca o céu, às 6h42 da manhã, hora local. O clarão é bastante rápido e em meio às nuvens, mas o vídeo, fornecido pelo Clima ao Vivo para o Observatório Nacional, mostra o bólido.

DADOS DE RADAR

De acordo com dados da Rede Internacional de Monitoramento (Rede IMS – International Monitoring System) a qual integra a Rede Sismográfica Brasileira, o bólido foi não detectado através de radar nas estações consultadas.

As estações infrassônicas mais próximas são:

• I09BR (BRASIL) ~1600 km;
  • I50GB (Ilha Ascensão) ~2700 km;
  • I08BO (Bolívia) ~3493 km;

Nenhuma estação de infrassom do IMS detectou os sinais gerados pelo bólido de Baturité do dia 10/10/2020. A Figura 1 mostra o produto do processamento dos dados da estação I09BR utilizando o algoritmo PMCC (Progressive Multi Chanel Correlation) no software DTK-GPMCC.

Figura 1: Produto do Algoritmo PMCC para o evento de Baturité.

Para entender a Figura 1 devemos dividi-la em 2 partes. Os primeiros retângulos (Cinza escuro) se encontram as famílias PMCC, no eixo y está a escala em frequência (Hz), o eixo x o tempo (UTC) e a escala de cor, no primeiro retângulo, representa o azimute da frente de onda, no segundo retângulo representa a velocidade com que esse sinal chega na estação.

Como o evento de Baturité/CE ocorreu por volta das 09:42 (UTC), esperava-se famílias infrassônicas com azimute de aproximadamente de 40° por volta das 11:00 (UTC), porque deve considerar o tempo de percurso da fonte até a estação.

Infelizmente não houve nenhuma detecção infrassônica nesse período. Das 18:00 as 12:00 (UTC) a estação I09BR detectou sinais de fontes infrassônicas vindas do Sudeste (Figura 2).

Figura 2: Representação polar das detecções infrassônicas entre 08:00 e 12:00 (UTC) do dia 10/10/2020.

RELATOS VISUAIS

Recebemos relatos em nossas mídias sociais de um possível bólido por volta das 6:30 da manha de hoje ao sul de Fortaleza, com magnitude visual estimada em -10.

Evento 5694 – Relatos feitos na ferramenta Report a Fireball
As imagens de acesso público do radar na região do relato mostram um evento luminoso no mapa do GLM Radar Satélite GOES 16, bandas 3 e CIRA, às 6:40 hora local ou 9:40 UTC.
Nossos associados da região já estão coletando informações sobre possíveis avistamentos e imagens. Se você tiver alguma informação adicional pode nos encaminhar para as pesquisas do evento. Faça também seu relato em EXOSS.IMO.NET para contribuir com os estudos do evento.

RELATOS DE TREMORES

Moradores da região do Maciço do Baturité, ao sul de Fortaleza, no Ceará, relataram ter ouvido fortes barulhos, sentido tremores de terra e visto um evento luminoso no céu, hoje, entre 6h30 e 7h.

As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Observatório Nacional, não registraram atividade sísmica que poderia causar estes tremores. Pesquisadores da UFRN, que integra a RSBR, já analisaram os dados das estações da região.

Se você viu, registrou em imagens ou sentiu algum tremor, apresente seu relato e contribua para as pesquisas.

Os tremores de terra podem ser relatados na plataforma Sentiu Aí, do Centro de Sismologia da USP, instituição que integra a RSBR: http://moho.iag.usp.br/eq/dyfi