Possível bólido no Ceará
ATUALIZAÇÃO EM 19 DE OUTUBRO DE 2020 – CONFIRMADO O BÓLIDO NO CEARÁ
Uma câmera da empresa Clima ao Vivo instalada em Fortaleza registrou o momento em que o rastro luminoso risca o céu, às 6h42 da manhã, hora local. O clarão é bastante rápido e em meio às nuvens, mas o vídeo, fornecido pelo Clima ao Vivo para o Observatório Nacional, mostra o bólido.
DADOS DE RADAR
De acordo com dados da Rede Internacional de Monitoramento (Rede IMS – International Monitoring System) a qual integra a Rede Sismográfica Brasileira, o bólido foi não detectado através de radar nas estações consultadas.
As estações infrassônicas mais próximas são:
- I09BR (BRASIL) ~1600 km;
- I50GB (Ilha Ascensão) ~2700 km;
- I08BO (Bolívia) ~3493 km;
Nenhuma estação de infrassom do IMS detectou os sinais gerados pelo bólido de Baturité do dia 10/10/2020. A Figura 1 mostra o produto do processamento dos dados da estação I09BR utilizando o algoritmo PMCC (Progressive Multi Chanel Correlation) no software DTK-GPMCC.
Para entender a Figura 1 devemos dividi-la em 2 partes. Os primeiros retângulos (Cinza escuro) se encontram as famílias PMCC, no eixo y está a escala em frequência (Hz), o eixo x o tempo (UTC) e a escala de cor, no primeiro retângulo, representa o azimute da frente de onda, no segundo retângulo representa a velocidade com que esse sinal chega na estação.
Como o evento de Baturité/CE ocorreu por volta das 09:42 (UTC), esperava-se famílias infrassônicas com azimute de aproximadamente de 40° por volta das 11:00 (UTC), porque deve considerar o tempo de percurso da fonte até a estação.
Infelizmente não houve nenhuma detecção infrassônica nesse período. Das 18:00 as 12:00 (UTC) a estação I09BR detectou sinais de fontes infrassônicas vindas do Sudeste (Figura 2).
RELATOS VISUAIS
Recebemos relatos em nossas mídias sociais de um possível bólido por volta das 6:30 da manha de hoje ao sul de Fortaleza, com magnitude visual estimada em -10.
RELATOS DE TREMORES
Moradores da região do Maciço do Baturité, ao sul de Fortaleza, no Ceará, relataram ter ouvido fortes barulhos, sentido tremores de terra e visto um evento luminoso no céu, hoje, entre 6h30 e 7h.
As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Observatório Nacional, não registraram atividade sísmica que poderia causar estes tremores. Pesquisadores da UFRN, que integra a RSBR, já analisaram os dados das estações da região.
Se você viu, registrou em imagens ou sentiu algum tremor, apresente seu relato e contribua para as pesquisas.
Os tremores de terra podem ser relatados na plataforma Sentiu Aí, do Centro de Sismologia da USP, instituição que integra a RSBR: http://moho.iag.usp.br/eq/dyfi
Comentários
Powered by Facebook Comments