Novos asteroides brasileiros

O Grupo de Trabalho de Nomenclatura de Corpos Pequenos, conhecido como WGSBN, da União Astronômica Internacional (IAU), divulgou recentemente sua mais recente lista com os nomes de 196 novos asteroides. Durante o evento “Asteroids, Comets, Meteors”, que teve lugar na semana passada em Flagstaff, Arizona, os nomes foram oficialmente atribuídos. O WGSBN, que é o Grupo de Trabalho da IAU responsável por atribuir nomes a planetas e cometas menores, supervisionou esse processo.

Nesta seleção, o Observatório Nacional que é parceiro do projeto Exoss, teve seus pesquisadores, pós-doutorandos e ex-alunos homenageados com essa honra cósmica! Apesar de os pesquisadores não terem feito as descobertas, observações ou estudos dos asteroides que foram nomeados em sua homenagem, a IAU decidiu conceder essa distinção como reconhecimento pelas valiosas contribuições desses pesquisadores para o estudo dos asteroides de maneira geral.

Esses asteroides agora carregam os nomes de nossos brilhantes associados cientistas profissionais, Dr. Filipe Vieira Monteiro e Dr. Marçal Evangelista Santana, entre muitos outros. É uma imensa alegria para a família Exoss esse reconhecimento que eles trazem para o Brasil.

O Dr Filipe Monteiro é associado ao projeto através da estação de meteoros do Impacton-OASI. O Dr. Marçal Evangelista é associado ao projeto através da estação de meteoros de Sobral-CE.

• Filipe Vieira Monteiro (pós-doc)

Asteroide (34586) 2000 SK352  (descoberto em 2000) passa a se chamar (34586) Filipemonteiro.

• Marçal Evangelista Santana (pós-doc)

Asteroide (31884) 2000 FK27  (descoberto em 2000) passa a se chamar (31884) Evangelista.

Vale ressaltar que esses asteroides não representam ameaças para a Terra, pois residem no seguro e distante Cinturão Principal, localizado entre Marte e Júpiter.

Parabéns aos nossos associados por suas valiosas contribuições para o estudo do corpos menores. Se você deseja conferir a lista completa de homenageados e saber mais sobre a última descoberta, acesse a notícia completa no link.

Assista as entrevistas a seguir com os dois pesquisadores e a história completa.