NEO TB145 pode gerar nova chuva de meteoros
Em 2015, durante o Halloween, um NEO passou pela Terra e sua imagem tinha uma macabra semelhança com um crânio.
Cientistas observaram o NEO 2015 TB145 com o Infrared Telescope Facility (IRTF) da NASA em Mauna Kea, Havaí e determinaram que este objeto celeste possivelmente seria o núcleo de um cometa morto que lançou seus voláteis após inúmeras passagens ao redor do sol.
O objeto inicialmente considerado um asteroide recebeu o nome de asteroide 2015 TB145 – passou com segurança pela Terra em 31 de outubro de 2015, ele foi descoberto em 10 de outubro do mesmo ano e passou “próximo” a Terra a cerca de 1,3 vezes a distância da lua.
NOVA CHUVA DE METEOROS?
Suspeita-se então que o NEO 2015 TB145 seja um núcleo de cometa extinto e pode ter gerado material como poeira e grãos , ainda na época em que estava ativo. De acordo com os cálculos de Jeremie Vaubaillon. nosso planeta pode encontrar uma corrente de meteoroide associada em 20 de outubro de 2020 às 22h09m UT (λ⊙ = 217 .◦659).
O radiante teórico está em α = 64◦, δ = −3◦, menos de 5◦ a oeste da estrela ν Eridani, na Constelação de Eridanus. Dependendo da latitude, o radiante sobe por volta das 19 hs, horário de Brasília e poderá ser observado no Brasil. Os meteoros do chuveiro devem se apresentar com velocidade média.
Se os meteoros detectados estiverem de fato ligados a este NEO, que lembra uma caveira, poderemos ter uma digna chuva de Halloween! 😆
Edição: Marcelo De Cicco
Comentários
Powered by Facebook Comments