Modificação do banco de dados de Chuvas do Meteoros da IAU

Especialistas realizaram mudanças, com atualizações e correções no banco de dados de chuvas de meteoros. Foram realizadas 1700 correções, aplicação de metodologias mais confiáveis e a retirada de mais 117 chuvas. Atualmente são reconhecidas oficialmente 110 chuvas , no total de  923, sendo 813 dessas numa lista de trabalho, sob análise e pendente de  confirmação oficial.

O grupo de especialistas compondo a comissão da IAU realizou alterações no banco de dados de chuvas de meteoros da IAU International Astronomical Union Meteor Data Center – MDC List. As mudanças visam melhorar a precisão e a utilidade do banco de dados, tornando-o mais fácil de encontrar e usar informações sobre chuvas de meteoros, descartando dezenas de chuvas que eram meros falsos positivos, por duplicidade, agrupamentos por flutuação estatística e falta de padronização de parâmetros.

Atualmente, o banco de dados classifica as chuvas de meteoros em três listas com base em seu status:

  • Lista de Oficializados (“estabilished”): Chuvas de meteoros que são reconhecidas e oficializadas pela IAU, como a Perseids e a Geminids.
  • Lista de trabalho (“working”): Chuvas de meteoros que estão sob avaliação e pendente de confirmação de sua existência ou não, mediante as regras metodológicas desenvolvidas para anular entradas de falsos positivos e meras duplicatas, como a eta-Ophiucids que está pendente de oficialização.
  • Lista de Removidos (“removed”): Chuvas de meteoros removidas por não se confirmarem como  reais, p. ex. December zeta-Gygnids, iota- Cetids.

O status de chuva oficial (“estabelecida”)  de uma chuva de meteoros significa que o chuveiro está bem confirmado e não há dúvidas sobre sua existência. Isto pode ser realizado de diversas maneiras, ou seja, por  observações repetidas da chuva em vários anos, por diversos observadores, aplicação de vários diversas técnicas, por meio de um método apropriado para identificar os membros do fluxo em em conjunto com uma avaliação da confiabilidade dos resultados obtido e/ou conhecendo seu corpo-parental.

Explicação das mudanças propostas

As mudanças propostas aumentaram a precisão e a utilidade do banco de dados de chuvas de meteoros. A classificação anterior era baseada em análises subjetivas, diversidade de parâmetros sem uma padronização geral, o que acarretou muitos erros. A classificação baseada em critérios objetivos, como o número mínimo de meteoros observados, seria mais precisa, assim como um período maior de registro de meteoros do mesmo grupo de critérios.

Ainda mais, a inclusão de informações adicionais sobre cada chuva de meteoros torna o banco de dados mais preciso e útil. Essas informações adicionais ajudam os usuários a encontrar e usar informações sobre chuvas de meteoros de forma mais ampla, minimizando problemas de redundâncias.

A equipe Meteor Data Center Shower Data aceita chuvas de meteoros publicadas em todas as revistas científicas revisadas por pares no campo de meteoros, bem como nas duas revistas dedicadas à astronomia amadora de meteoros como WGN, periódico da IMO e a revista eletrônica  Meteor News. Por exemplo, se a publicação não chega ao MDC a tempo (dentro de 6 meses da data de envio), os códigos de chuva, nome e parâmetros são removidos permanentemente do banco de dados.

Impacto das mudanças implementadas

As mudanças propostas melhoraram a precisão e a utilidade do banco de dados de chuvas de meteoros. Isso tornaria o banco de dados mais adequado para pesquisadores, entusiastas de meteoros e outros. As mudanças  estão em fase de aprimoramento futuros.

O artigo completo pode ser lido aqui.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *