Exoss no Asteroid Day 2020

Em 11 de junho de 2020 a Exoss realizou um evento virtual para associados e convidados como parte do Asteroid Day 2020. Devido ao período de isolamento social causado pelo COVID 19, o evento foi online.

Convidamos o Dr. Filipe Monteiro, pesquisador de asteroides do Observatório Nacional, para nos contar sua área de pesquisa que é realizada no observatório do Impacton, em Itacuruba-PE, um de nossos parceiros do projeto de monitoramento de meteoros. O tema da palestra foi a pesquisa de asteroides em solo brasileiro e a ênfase foi sobre a classificação dos asteroides e a metodologia aplicada nas pesquisas.

O evento foi fechado para associados e seus convidados, dentre eles vários alunos participaram a convite de professores associados à Exoss, com destaque para os alunos de Guarapari-ES e Chapecó-SC, totalizando mais de 40 participantes.

Agradecemos aos nossos associados e convidados que participaram deste evento rico em informações e especialmente ao Dr. Filipe por nos honrar com sua palestra.

SOBRE O DIA DO ASTEROIDE

O Dia do Asteroide é um movimento em escala global criado com a finalidade de aumentar o interesse público acerca de potenciais colisões com asteroides e fomentar o desenvolvimento de meios para proteger nosso planeta. Foi criado em 2014, pelo Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda de rock Queen; Danica Remy, oficial chefe de operações da Fundação B612, Rusty Schweickart, astronauta das missões Apolo e o cineasta alemão Grig Richters. O Dia do Asteroide se celebra a cada 30 de junho para recordar o maior impacto de um asteroide em nossa história contemporânea: ocorrido em Tunguska em 1908 e que devastou cerca de 2.000 km2 de vegetação taiga siberiana, equivalente ao tamanho de qualquer cidade metropolitana.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *