É possível ver fireballs (bolas de fogo) durante o dia? O fireball deixa um rastro?
Sim, mas o meteoro deve ser mais brilhante que m agnitude -6 para ser observado numa região do céu longe do sol, e deve ser ainda mais brilhante se ocorrer na região próxima do sol.
Fireballs podem desenvolver dois tipos de rastro: nuvens luminosas e rastros de fumaça. Uma nuvem luminosa é um rastro brilhante de moléculas de ar ionizadas deixadas para trás após a passagem do meteoro. A maioria delas dura apenas alguns segundos, mas em ocasiões raras uma nuvem luminosa pode durar até vários minutos. Um rastro dessa duração pode ser visto mudando de forma com o passar do tempo, a medida que é levado pelos ventos atmosféricos superiores. Eles geralmente ocorrem muito alto na região meteórica da atmosfera, geralmente acima de 80 km de altitude, e são mais frequentemente associados com meteoros rápidos. As nuvens luminosas de fireball são frequentemente visíveis à noite e, muito raramente de dia.
O segundo tipo de rastro é chamado de rastro de fumaça, e é mais frequentemente observado em fireballs diurnos. Rastros de fumaça geralmente ocorrem abaixo de 80 km de altitude e são rastros não luminosos de partículas expelidas durante o processo de ablação. Estes rastros se parecem com trilhas de condensação deixadas por aeronaves e podem ter uma aparência clara ou escura.
Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.
Saiba mais sobre a terminologia dos meteoros.
Fonte: AMS American Meteor Society
Tradução: Natan Contão
*Este post foi atualizado com imagens do rastro de um fireball ocorrido em 02 de julho de 2016.
O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.
Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!
Comentários
Powered by Facebook Comments