Conheça a possível trajetória do bólido no Paraná

Update*: Este post será atualizado com novas informações, em breve!

registrosMoradores de Palotina, na região oeste do Paraná (a 599 km de Curitiba), afirmam ter visto algo semelhante a uma “bola de fogo com cauda” no céu, antes de ouvirem um forte estrondo e um clarão, provocando a sensação de tremor na cidade. O fenômeno, relatado por centenas de moradores nas redes sociais, teria ocorrido por volta das 19h50 de terça-feira (22). Relatos de avistamento do objeto celeste também foram registrados em outras cidades do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Num esforço de cooperação internacional a Exoss disponibilizou a página de relatos de bólidos em português para que testemunhas pudessem relatar o que viram. Os dados recebidos através da ferramenta de relatos de bólidos utilizada em todo o mundo, mantido pela IMO – Internacional Meteor Organization, forneceram dados preliminares* de possível trajetória do objeto. Os dados preliminares apontam que havendo sobrevida de detritos do bólido, é bem possível que esses fragmentos tenham caído da região de Palotina, nas proximidades da Universidade Federal do Paraná – Campus Palotina.

Através dessa ferramenta, recebemos mais de 70 relatos validados para estudos divulgados no vídeo e imagem abaixo. Se você tiver fotos ou vídeos de câmeras de segurança, pode nos enviar para divulgação pública, bem como ajudar na análise dos dados já recebidos dos avistamentos. Nosso email para contato: exoss@exoss.org

É muito importante salientar que tais informações são imprescindíveis para o estudo e análise correta do fenômeno e somente com a participação efetiva das pessoas que fizeram os avistamentos, pode-se alcançar êxito nos estudos. A Exoss incentiva o envolvimento de todos em praticar a ciência cidadã, que visa aproximar os cidadãos comuns à ciência de forma positiva e educadora.

Recomendados assistir em tela cheiabola-de-fogo

TRAJETORIA PRELIMINAR BOLIDO PARANAClique na imagem para ampliar

Se você também viu este ou outro avistamento, faça seu relato em poucos minutos de forma simples e fácil no site:

bolido.exoss.org