Chuva de meteoros Perseids 2019
Esta chuva pode produzir cerca de 110 meteoros por hora em seu pico nas madrugadas de 12 e 13 de agosto de 2019, mas alguns meteoros também podem ser vistos de 17 de julho a 24 de agosto.


Historicamente, esta chuva tem sido observada há mais de 2.000 anos, sendo seus primeiros registros originados da China. Desde 1871, através de cálculos do astrônomo Schiaparelli, é sabido que esta chuva está associada ao cometa 1862 III (109P/Swift-Tuttle), sendo a primeira chuva comprovadamente associada a um cometa.
Estamos falando das Perseids que iniciou seu período de atividade em 17 de julho e segue riscando os céus até 24 de agosto de 2017. Os moradores do hemisfério norte são os mais privilegiados, já que no hemisfério sul sua observação não é muito favorável pois a taxa de meteoros por hora é menor.
A melhor visibilidade da chuva para nós começará a partir da madrugada do dia 13/08, quando a constelação das Perseus se alçar aos céus de nosso País, nas regiões Norte e Nordeste depois de meia -noite, Centro-oeste a partir das 2 da manhã, e mais ao Sul depois das 3 manhã.
Para uma prazerosa observação, basta localizar a constelação de Perseu, sob o horizonte, e olhar para o céu a partir da madrugada do período de pico. Abaixo colocamos diagramas do céu noturno por região brasileira: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.


Fig. 4: Para observadores da região Nordeste. Localização da Chuva Perseids, olhando na direção do quadrante Norte, na Constelação de Perseu, no dia 13/08 em torno das 00h36min da madrugada o radiante estará nascendo. Fonte: Software Stellarium.
Fig. 5: Para observadores da região Centro-Oeste. Localização da Chuva Perseids, olhando na direção do quadrante Norte, na Constelação de Perseu, no dia 13/08 em torno das 2h20min da madrugada o radiante estará nascendo. Fonte: Software Stellarium.




Muitos meteoros devem ser vistos na madrugada do dia 12/13 de agosto, mas menos da metade das taxas previstas para o hemisfério norte, especialmente pela influência da lua que está em fase cheia.
Para localizar aproximadamente a posição do radiante, abra e estique seu seus braços. O braço direito deverá apontar para a direção onde nasce o sol (você estará apontando aproximadamente para o leste), e o braço esquerdo você estará apontando para o lado onde o sol se põe. Na sua frente estará olhando para o norte. O radiante estará aproximadamente ao norte.
Procure um lugar afastado da poluição luminosa, programe-se, para desfrutar de todo este show dos astros.
O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.
Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!
Comentários
Powered by Facebook Comments