Atividade da Chuva de Meteoros Perseidas

Poeira de Cometa

A cada julho e agosto, a Terra encontra detritos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. Esse cometa possui uma órbita de 133 anos e entrou pela última vez no sistema solar interno em 1992. Mesmo que o cometa agora esteja nas regiões externas do sistema solar, longe da Terra, ainda encontramos detritos que foram deixados durante as muitas viagens que esse cometa fez pelo sistema solar.

Essa chuva de meteoros é talvez a mais popular, pois está ativa durante os meses de verão no hemisfério norte. Existem chuvas de meteoros mais intensas, mas elas ocorrem durante a estação mais fria do ano no hemisfério norte, quando as condições são menos convidativas. A intensidade de cada exibição de Perseidas varia de ano para ano, principalmente devido às condições lunares. Se a Lua estiver brilhante acima do horizonte durante a noite de máxima atividade, então a exibição será reduzida. A maioria dos meteoros Perseidas são fracos, e a luz brilhante da Lua dificultará a visualização. Esse foi o caso em 2022, quando uma Lua cheia brilhante estragou a exibição. Nenhum problema desse tipo existe em 2023, pois a Lua estará em uma fase de crescente fino e não interferirá neste ano.

Madrugada de 12 de agosto para 13 de agosto

Anote essa data, pois o máximo usual das Perseidas ocorre na manhã de 12 de agosto. Neste ano, ocorrerá na manhã de 13 de agosto. Devido ao fato de a Terra girar ao redor do sol em 365 1/4 dias, o momento de máxima atividade de cada chuva avança 6 horas a cada ano. É por isso que o horário de máxima atividade avança de um ano para o outro. É também por isso que precisamos de um ano bissexto a cada 4 anos para acomodar essas 24 horas extras.

Para ver as Perseidas no seu melhor, é necessário saber quando observar. Durante as horas da noite, o radiante, a área do céu de onde os meteoros Perseidas parecem surgir, está localizado baixo no céu do norte. Este é o pior momento para tentar ver a chuva de meteoros em grande quantidade, pois a maioria da atividade ocorrerá além de sua linha de visão, bloqueada pelo horizonte. Os poucos que surgem em seu caminho nessa hora são especiais. A razão é que eles apenas roçam as regiões superiores da atmosfera e durarão muito mais tempo do que as Perseidas vistas durante as horas da manhã. Como duram mais, também viajarão por uma distância muito maior pelo céu. A maioria dessas Perseidas “rasantes” será vista baixa no leste ou oeste, viajando de norte a sul. Ocasionalmente, uma delas passará diretamente acima e será inesquecível enquanto a observa atravessar o céu por vários segundos. Embora esses meteoros sejam poucos, certamente valem o esforço para tentar observá-los.

Conforme a Terra gira e a meia-noite local se aproxima, o radiante das Perseidas se eleva mais no céu nordeste. Os meteoros agora são mais curtos e duram apenas algumas frações de segundo. Você ainda vê apenas cerca de metade da atividade real, pois o restante ainda ocorre além de sua linha de visão, abaixo do horizonte. Conforme a manhã avança, a atividade aumenta à medida que o radiante sobe mais alto no céu. Teoricamente, o melhor momento para observar as Perseidas é pouco antes do amanhecer, quando o radiante está mais alto em um céu escuro. Isso geralmente ocorre por volta das 04:00, horário de verão local. Observadores experientes costumam dizer que a hora entre 02:00 e 03:00 é geralmente a melhor, não 03:00 às 04:00. Talvez isso seja devido ao cansaço, já que os observadores têm observado por várias horas até então e podem ter dificuldade em permanecer alerta.

Na noite de sábado/madrugada de domingo, 12/13 de agosto, a Terra passará mais próxima à órbita central do cometa 109P/Swift-Tuttle. É quando ocorrem as taxas mais intensas. Se esse momento coincidir com as primeiras horas da manhã em sua localização, você terá um verdadeiro espetáculo. Em 2023, o horário esperado para o máximo ocorrerá próximo das 08:00, Horário Universal, na manhã de 13 de agosto. Esse horário é depois do nascer do sol para a Europa, mas uma boa atividade ainda poderá ser vista antes do amanhecer, à medida que a exibição se intensifica. Se você não puder observar nesta noite, a atividade ainda será boa nas noites antes e depois do máximo. Quanto mais você assistir a partir de 13 de agosto, mais fraca será a exibição.

Para ver as Perseidas com sucesso, é sugerido que você as observe de uma área rural segura e o mais escura possível. Quanto mais estrelas você conseguir ver, mais meteoros também serão visíveis. Não importa a hora da noite, os meteoros Perseidas podem ser vistos em todas as partes do céu. É aconselhável mirar seu centro de visão mais ou menos na metade do caminho em sua direção mais escura, longe de luzes e obstáculos como colinas e árvores. Não olhe diretamente para cima, pois há mais atividade visível em altitudes mais baixas. Alguns observadores gostam de olhar em direção à constelação de Perseus e ao radiante. Dessa forma, eles podem ver os meteoros Perseidas viajarem em todas as direções. A desvantagem de olhar nessa direção é que os meteoros Perseidas serão mais curtos, especialmente perto do radiante.

A outra opção é olhar na direção oposta ao radiante e testemunhar meteoros mais longos, que são mais impressionantes. Muitas das Perseidas mais brilhantes deixarão rastros persistentes, que se assemelham a trilhas de fumaça. A maioria desses rastros dura apenas um ou dois segundos, mas os que duram mais podem parecer se torcer e se curvar conforme os ventos na atmosfera superior os distorcem. Esses rastros não são realmente fumaça, mas são o resultado da rápida passagem do meteoro pela atmosfera, onde as moléculas de ar são ionizadas, criando o brilho que vemos como um rastro esfumaçado após o desaparecimento do meteoro.

Nem todos os meteoros vistos serão Perseidas. Existem chuvas de meteoros menores ativas nessa época, que produzem cerca de 5 meteoros por hora. Também existem meteoros aleatórios, não associados a nenhuma chuva reconhecível, que contribuem com até 10 meteoros por hora. Esses meteoros podem ser facilmente distinguidos das Perseidas, pois se movem em outras direções em comparação com as Perseidas e costumam ser mais lentos. Todas as Perseidas, não importa onde apareçam no céu, rastrearão de volta para a área do radiante, na constelação de Perseus (veja a ilustração abaixo).

Posição do radiante em 13 de agosto

Observação a partir do BRASIL

A observação da chuva de Perseidas a partir do Brasil é sempre desafiadora, pois o radiante favorece muito mais o hemisfério Norte. Independentemente do local do observador, o melhor horário para presenciar esse fenômeno será na madrugada do dia 13 de agosto, entre 03:30 e o amanhecer.

Nessas madrugadas, a região Norte, considerada a melhor do país para observar essa chuva, poderá desfrutar de taxas máximas entre 25 e 40 meteoros por hora. Na região Nordeste do país, espera-se taxas máximas entre 15 e 30 meteoros por hora. Enquanto na região centro-oeste, estima-se que serão vistos entre 8 e 20 meteoros por hora, nos mesmos horários e datas. Na região sudeste, a expectativa é de que sejam vistos entre 5 e 10 meteoros por hora provenientes desta chuva. Infelizmente, a região Sul será a menos favorecida, com taxas esperadas menores que 5 meteoros por hora.

Para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o radiante (ponto do céu de onde os meteoros parecem vir) estará praticamente no horizonte norte, o que significa que essas regiões só conseguirão visualizar os brilhantes meteoros rasantes, que entram em ângulo muito raso com a atmosfera terrestre. Esses meteoros são mais raros, porém mais duradouros e brilhantes, pois interagem com a atmosfera terrestre por um período mais longo.

E lembre-se: Se você avistar um meteoro, faça seu relato em BOLIDO.EXOSS.ORG e assim contribua com dados para a pesquisa, isso nos ajuda a entender mais sobre esse fenômeno.

Nosso associado Richard Cardial fez um video explicativo sobre a atividade da chuva de meteoros Perseidas.

Com informações da IMO.NET

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *