Artigo sobre o Cometa C/2021 O3 liderado por associado Exoss

Um novo artigo científico liderado por nosso associado Marçal Evangelista, com participação de outros pesquisadores brasileiros do Observatório Nacional, traz o resultado de observações feitas a partir do Brasil.

O artigo fala sobre o cometa C/2021 O3 (PANSTARRS), que é classificado como “borderline hyperbolic”, o que significa que ele tem uma órbita quase hiperbólica, ou seja, quase não está gravitacionalmente ligado ao nosso Sistema Solar.

Os pesquisadores realizaram um estudo observacional e numérico do cometa enquanto ele passava pelo interior do Sistema Solar. Eles o acompanharam entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, usando observatórios chamados OASI e SOAR.

Os resultados mostraram que o cometa estava apresentando uma atividade relativamente baixa em comparação com outros cometas de longo período. Além disso, à medida que o cometa se aproximava do Sol, sua luminosidade diminuía.

Ao se aproximar do periélio (ponto mais próximo do Sol em sua órbita) em 21 de abril de 2022, o C/2021 O3 estava muito menos ativo do que o esperado para cometas de longo período. Seus valores de “Afρ” (que estão relacionados com a quantidade de poeira ao redor do cometa) eram mais similares aos valores de cometas de curto período, como os da Família de Cometas de Júpiter.

Curiosamente, os pesquisadores notaram que, conforme a quantidade de poeira na coma (a “cabeleira” do cometa) diminuía, o “spectral slope” (uma característica do espectro de luz do cometa) aumentava. Isso pode indicar que as partículas menores de poeira estavam sendo dispersas da coma pelo efeito da pressão da radiação do Sol, mais rápido do que eram injetadas pelos jatos de sublimação do cometa.

A análise da órbita do cometa sugere que ele pode ser um cometa dinamicamente antigo ou talvez um cometa novo disfarçado como um cometa dinamicamente antigo, com origem provável no Sistema Solar. Isso significa que sua órbita pode ter características de cometas mais antigos, mas também pode ser que ele seja um recém-chegado ao Sistema Solar que está passando perto do Sol pela primeira vez.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *