Com que frequência ocorrem as quedas de meteoritos?
Com que frequência ocorrem as quedas de meteoritos?
As nossas melhoras estimativas do montante total de meteoroides recebidos indicam que ocorrem cerca de 10 a 50 eventos de meteoritos sobre a terra a cada dia. Porém, deve ser lembrado que 2/3 desses eventos ocorrem sobre os oceanos, enquanto cerca de 1/4 ocorre sobre áreas não habitadas, deixando apenas cerca de 2 a 12 eventos a cada dia com potencial de descoberta pelas pessoas. Metade deles ocorrem no lado noturno da terra com ainda menos chance de serem notados. Devido a combinação de todos esses fatores, apenas um punhado de quedas de meteoritos são testemunhados a cada ano.
Como estimativa, em média cada quilômetro quadrado da superfície terrestre deve receber a queda de 1 meteorito a cada 50.000 anos. Se essa área for aumentada para 1 milha quadrada, essa estimativa passa a ser de 1 meteorito a cada 20.000 anos.
Vi um meteoro muito brilhante. Alguém mais viu? Para quem devo comunicar isso?
A International Meteor Organization coleta relatos de fireballs do mundo todo para serem utilizados por nós e outras organizações. Aqueles que viram um meteoro brilhante são incentivados a nos comunicar. Se múltiplos avistamentos de um único evento puderem ser agrupados, às vezes é possível determinar a trajetória verdadeira do objeto em questão.
Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.
Saiba mais sobre a terminologia dos meteoros.
Fonte: AMS American Meteor Society
Tradução: Natan Contão
Fonte dos dados na imagem: Meteoritical Society. Veja como o mapa foi feito.
O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.
Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!
Comentários
Powered by Facebook Comments