Com que frequência ocorrem as quedas de meteoritos?

Com que frequência ocorrem as quedas de meteoritos?o-EVERY-METEORITE-SINCE-2300-BC-570

As nossas melhoras estimativas do montante total de meteoroides recebidos indicam que ocorrem cerca de 10 a 50 eventos de meteoritos sobre a terra a cada dia. Porém, deve ser lembrado que 2/3 desses eventos ocorrem sobre os oceanos, enquanto cerca de 1/4 ocorre sobre áreas não habitadas, deixando apenas cerca de 2 a 12 eventos a cada dia com potencial de descoberta pelas pessoas. Metade deles ocorrem no lado noturno da terra com ainda menos chance de serem notados. Devido a combinação de todos esses fatores, apenas um punhado de quedas de meteoritos são testemunhados a cada ano.

-460x276Como estimativa, em média cada quilômetro quadrado da superfície terrestre deve receber a queda de 1 meteorito a cada 50.000 anos. Se essa área for aumentada para 1 milha quadrada, essa estimativa passa a ser de 1 meteorito a cada 20.000 anos.

Vi um meteoro muito brilhante. Alguém mais viu? Para quem devo comunicar isso?

A International Meteor Organization coleta relatos de fireballs do mundo todo para serem utilizados por nós e outras organizações. Aqueles que viram um meteoro brilhante são incentivados a nos comunicar. Se múltiplos avistamentos de um único evento puderem ser agrupados, às vezes é possível determinar a trajetória verdadeira do objeto em questão.

Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.

Saiba mais sobre a terminologia dos meteoros.

Fonte: AMS American Meteor Society
Tradução: Natan Contão

Fonte dos dados na imagem: Meteoritical Society. Veja como o mapa foi feito.