Clarão e estrondo relatados no norte da Bahia
Na noite de 08 de abril de 2019, aproximadamente às 22 horas, os moradores das cidades ao norte da Bahia e divida com Pernambuco, fizeram diversos relatos de um clarão rápido no céu, seguido de um forte estrondo. As cidades dos relatos são: Patamuté, Curaça, Uaua, Pinhões e Petrolina-PE.
Relatos mais detalhados informam que viram um objeto como uma estrela cadente entre nuvens que clareou o céu e logo sumiu e na sequencia se ouviu estrondo.
A área no mapa a seguir mostra a região com maior concentração de relatos, não sendo ainda possível determinar sua trajetória, pois não temos imagens ou relatos na ferramenta RELATE UM BÓLIDO.
Se você viu este meteoro, faça seu relato em EXOSS.IMO.NET e colabore com a pesquisa do evento.
De acordo com dados de satélite GOES16 na região, mostram um spot na região do mapa acima. Ainda não podemos afirmar que a mancha detectada seja o bólido avistado.
Contudo algumas informações sugerem que possa ter relação com o evento testemunhado por dezenas de pessoas, devido a discrepância da mancha com as do seu entorno. Detecções antes e depois do evento foram registradas no campo do satélite, porém, sempre agrupados entre si. A mancha “suspeita” aparece apenas por um curto período, coincidindo com o bólido relatado.
Este post será atualizado em caso de novas informações.
O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.
Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!
Comentários
Powered by Facebook Comments
Sim, eu estava na frete da minha casa, nesse mesmo horário as 22hs, quando avistei um clarão no céu, como uma bola de tamanho médio e azulada como se fosse uma estrela cadente, descendo rápido em direção para o chão, A minha localização é no recôncavo da Bahia, mais precisamente em Inhambupe-Bahia.