Semana Mundial do Espaço – World Space Week 2015

Desde julho, a EXOSS programou sua participação na Semana Mundial do Espaço, como parte do seu projeto de divulgação científica, com a temática de estudos de meteoros.  A Semana Mundial do Espaço é coordenado pelas Nações Unidas com o apoio do World Space Week Association (WSWA). O WSWA lidera uma equipe global de Coordenadores Nacionais, que promovem a celebração da Semana Mundial do Espaço dentro de seus próprios países. A coordenação brasileira do evento está a cargo de Valmir M. de Morais.

Durante a semana de 04 a 10 de outubro, haverá divulgação de matérias relacionadas aos meteoros, radiantes e outras informações correlatas. Fique ligado, acesse nosso site e mídias sociais e acompanhe uma semana com muita ciência cidadã!

EXOSS (1)

O que é a Semana Mundial do Espaço?

Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da ciência e tecnologia, e sua contribuição para a melhoria da condição humana. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou em 1999 que Semana Mundial do Espaço será realizada a cada ano a partir de outubro 04-10. Estas datas comemoraram dois eventos:

  • 4 de outubro de 1957: Lançamento do primeiro satélite feito pelo homem da Terra, o Sputnik 1, abrindo assim o caminho para a exploração espacial
  • 10 outubro de 1967: A assinatura do Tratado sobre Princípios Reguladores das Atividades dos Estados na Exploração e Uso Pacífico do Espaço Exterior, incluindo a Lua e outros corpos celestes.
Quais são os objetivos da Semana Mundial do Espaço?
  • Constituir uma alavanca única na sensibilização e educação espaço
  • Educar as pessoas ao redor do mundo sobre os benefícios que eles recebem a partir do espaço
  • Incentivar uma maior utilização do espaço para o desenvolvimento econômico sustentável
  • Demonstrar apoio público para os programas espaciais
  • Excita os jovens sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática
  • Cooperação internacional na divulgação e educação sobre o espaço

Foto arte: Diego di Bastiani

Animação: Welton Jesus

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.