Reporte um bólido em português completa 1 ano

Bolido.exoss.org completa 1 ano no país –  Ferramenta possibilitou a disseminação da ciência cidadã nos estudos de meteoros
Um ano atrás, a Exoss fez a tradução e divulgação da ferramenta relate um Bolido (report a fireball) em português do Brasil. O objetivo era de aproximar a sociedade com os estudos de meteoros que a rede iniciava no país, com tais iniciativas caminhando juntas e hoje a ferramenta já ultrapassou a quantidade de eventos gerados em 2015 (segundo semestre), e com a população cada vez mais participativa e ciente dos estudos conduzidos.
O mapa abaixo mostra os frutos desse trabalho, que foi possível com a ajuda de cada pessoa que presenciou o fenômeno meteoro e disponibilizou seu tempo para enviar as informações. Ao agregarmos estes dados, geramos conhecimentos de utilidade pública, formando uma base de estudos no país e tornando a ciencia mais cidadã.
Cabe salientar que, com a ajuda dos relatos enviados por esta ferramenta, a American Meteor Society – AMS – conseguiu recuperar fragmentos de meteoritos recentemente (veja aqui).

13592578_1345258072174913_4718940076877900046_n

Mapa de eventos catalogados desde 2005 pela AMS, participação brasileira em um ano é destaque
A  Exoss agradece a todos que colaboraram com a divulgação e relatos na ferramenta.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário