Redes de monitoramento de meteoros pelo mundo

O monitoramento e estudos de meteoros é uma área de pesquisa em astronomia que tem crescido em todo o mundo, especialmente com a participação ativa de diversos grupos de amadores e aficcionados pelo fenômeno.

Essa expansão é percebida no mapa abaixo, com a lista das redes de monitoramento e grupos de estudos que tem se dedicado diariamente a conhecer a dinâmica dos meteoros, sua composição, radiantes e corpos parentais.

Mapa interativo – clique para ampliar

O trabalho e dedicação destes grupos são de suma importância, pois em sua maioria, buscam identificar e analisar novas chuvas de meteoros ou acréscimos de meteoros em chuveiros existentes. Alguns destes grupos também tem suas atenções voltadas ao meteoro que cai na superfície da Terra, chamado de meteorito. Após observar e registrar um meteoro, é realizada a análise de uma possível queda e posteriormente uma expedição em busca de fragmentos do meteorito.

A área de pesquisa de meteoros é uma iniciativa bem sucedida de união entre os astronômos amadores com profissionais, todos empenhados em contribuir e praticar a ciência cidadã.

Conhece alguma rede ou grupo que não consta no mapa? Informe-nos no email exoss@exoss.org.

exoss wsw 2015

Este post é parte do evento Semana Mundial do Espaço 2015. #WSW15

Acompanhe as atividades da EXOSS através de nosso site live.exoss.org e em nossas mídias sociais.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *