PARECIA UM COMETA!

INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O BÓLIDO NA ORLA DO RIO DE JANEIRO

Aproximadamente as 18:10 desta noite de 28 de junho um grande meteoro cruzou o céu do Rio de Janeiro, sobre o oceano.

Testemunhas nas redes sociais descrevem esse evento como algo surpreendentemente lindo, gigantesco e de proporções significantes para que haja mais relatos a serem encaminhados para a ferramenta exoss.imo.net.

Carlos Ayres astrônomo amador e presidente do clube de astronomia CARJ do Rio de Janeiro foi um dos felizardos que presenciaram essa maravilha no céu e nos enviou esse relato.

“Boa noite, meu nome é Carlos Ayres, sou o Presidente do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro – CARJ.

Venho descrever o relato sobre o avistamento de um enorme bólido que riscou o céu do Rio, visto daqui da Urca.

Estava começando a preparar o meu equipamento de astrofotografia, para registrar algumas efemérides astronômicas, como os alguns detalhes da superfície Lua e a oposição de Saturno, quando de repente, por volta das 18h10’, testemunhei algo incrível! Um enorme bólido, riscando o céu na frente da minha janela e que durou cerca de 3 segundos!  Chamei correndo minha esposa que estava na cozinha, para que ela também testemunhasse o final do fenômeno. A mesma ficou impressionada, assim como eu, já que nunca tinha visto um bólido dessa grandeza!

Possuía um núcleo flamejante e brilhante de cor amarela, assim como uma coma e uma cauda esverdeada, bem proeminente e prolongada. Foi caindo em direção sudeste, na direção do oceano, sobre a mata do sopé do morro do Pão de Açúcar. Por muito pouco, não registrei esse belo fenômeno!

A partir disso, fiz uma montagem de uma foto que tirei, exibindo o local aproximado da descida do bólido no céu. Na outra foto que fiz, a Lua no céu, próximo ao local de descida do bólido, para fins de cálculo e comparação. Espero que ajude de alguma forma com o meu relato, a determinação da direção da queda do meteoro. ”

Carlos Ayres e a preparação de equipamentos para astrofotografia no momento da visualização do bólido na URCA/RJ

Ilustração de como foi presenciado o bólido por Carlos Ayres – Créditos: Carlos Ayres – CARJ

Equipamento em preparação do astrofotógrafo amador Salomon Henrique enquanto presenciou o bólido na cidade de Piranguinho/MG

Perspectiva do bólido presenciado por Salomon Henrique, no momento do bólido a lua ainda não estava visível no céu. – Crédito: Salomon Henrique

A Exoss está trabalhando nos dados fornecidos pelas testemunhas e em breve divulgaremos maiores detalhes.

Solicitamos as testemunhas deste fenômeno que acessem o link abaixo e façam o relato, isso irá colaborar com os demais dados do evento.

PARA RELATAR ACESSE AQUI: EXOSS.IMO.NET

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário