Palestra sobre a ferramenta Relate um Bólido em Alagoas

Desenvolvida por Mike Hankey e Vincent Perlerin, ambos desenvolvedores de software da Sociedade Americana de Meteoros (AMS), Report fireball ou Relate um Bólido é a única ferramenta que funciona como um banco de dados mundial de relatos de meteoros, divulgada em parceria com a Organização Internacional de Meteoros (IMO) e por redes de monitoramento de meteoros espalhadas pelo mundo.

No Brasil ela foi traduzida em meados de 2014 por Eduardo Santiago, e desde então veio sendo divulgada em sua versão atalho em português: exoss.imo.net.

E para aumentar esta divulgação, a nossa associada Kécia Silva, fez uma apresentação na inauguração da sede de um hackerspace, do Clube Legião Hacker Clube, de Alagoas, no dia 28 de janeiro de 2018.

A palestra teve como objetivo de despertar a participação tanto de leigos quanto de conhecedores da astronomia, assim como tornar o conhecimento base sobre as terminologias dos corpos menores, um denominador comum para despertar o interesse de colaboração pública em relatos de avistamentos de fireballs.

Agradecemos a equipe do Hacker Club pelo convite e a nossa associada Kecia pela bela palestra.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *