Os meteoritos estão quentes quando atingem o solo?

Os meteoritos estão quentes quando atingem o solo?

Provavelmente não. O processo de ablação, que ocorre durante a maior parte da trilha do meteorito, é um método muito eficiente de remoção de calor e foi copiado eficazmente para reentrar na atmosfera durante os primeiros voos espaciais tripulados. Durante a parte final da queda livre, os meteoritos passam por muito pouco aquecimento friccional e provavelmente atingem o solo com a temperatura ligeiramente acima da temperatura ambiente.

Porém, por razões óbvias, dados exatos sobre temperaturas de impacto de meteoritos são um tanto escassos e tendem a ser boatos. Portanto, somos apenas capazes de dar palpites baseados em nosso conhecimento atual desses eventos.

Katol_India_MeteoriteFall_22MAY2012 GIS 1

Vi um meteoro muito brilhante. Alguém mais viu? Para quem devo comunicar isso?

A International Meteor Organization coleta relatos de fireballs do mundo todo para serem utilizados por nós e outras organizações. Aqueles que viram um meteoro brilhante são incentivados a nos comunicar. Se múltiplos avistamentos de um único evento puderem ser agrupados, às vezes é possível determinar a trajetória verdadeira do objeto em questão.

Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.

Saiba mais sobre a terminologia dos meteoros.

Fonte: AMS American Meteor Society
Tradução: Natan Contão

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: