Os fireballs (bolas de fogo) podem aparecer com cores diferentes?

cor de meteorosOs fireballs (bolas de fogo) podem aparecer com cores diferentes?

Cores vívidas são mais frequentemente relatadas por observadores de meteoros, porque o brilho é forte o suficiente para chegar ao alcance da visão colorida humana. Porém, esses fireballs devem ser tratados com cautela em virtude dos efeitos bem conhecidos associados com a persistência da visão. As cores relatadas variam no espectro, de vermelho a azul brilhante e, raramente, violeta.

COMPOSIÇÃO DOS METEOROS

A composição dominante de um meteoroide pode desempenhar um papel importante nas cores observadas do fireball, com certos elementos apresentando cores características quando vaporizado.

Por exemplo, sódio produz uma cor amarelo-claro, o níquel verde e o magnésio azul-branco. A velocidade do meteoro também desempenha um papel importante, visto que um nível mais alto de energia cinética intensifica as cores comparadas com outras.

Entre objetos mais tênues, parece ser relatado que meteoros lentos são vermelhos ou laranjas, enquanto meteoros rápidos frequentemente tem cor azul. Mas, tratando-se de fireballs, a situação parece ser mais complexa do que isso, talvez apenas por causa das peculiaridades da visão colorida, conforme mencionado acima.meteoro exoss vix color fireball color

As dificuldades de especificar se a cor do meteoro surge porque a luz do meteoro é dominada por um espectro de emissão, ao invés de um espectro contínuo. A maior parte da luz de um fireball irradia de uma nuvem compacta de material que circunda imediatamente o meteoroide, ou forma um rastro próximo dele. 95% dessa nuvem é formada por átomos da atmosfera ao redor; o equilíbrio é formado por átomos de elementos vaporizados do próprio meteoroide.

LINHAS DE EMISSÃO DO ESPECTRO

Essas partículas excitadas emitirão luz em comprimentos de onda característicos para cada elemento. As linhas de emissão mais comumente observadas na porção visual do espectro de material ablatado da cabeça do fireball são originadas do ferro (Fe), magnésio (Mg), e sódio (Na). Silício (Si) pode ser pouco representado por causa da dissociação incompleta de moléculas de SiO2. Manganês (Mn), Cromo (Cr), Cobre (Cu) foram observados no espectro do fireball, junto com elementos mais raros.

Os elementos Alumínio (Al), Cálcio (Ca) e Titânio (Ti) tendem a ser vaporizados incompletamente e, assim, também são pouco representados no espectro do fireball.composição química de meteoro

Vi um meteoro muito brilhante. Alguém mais viu? Para quem devo comunicar isso?

A International Meteor Organization coleta relatos de fireballs do mundo todo para serem utilizados por nós e outras organizações. Aqueles que viram um meteoro brilhante são incentivados a nos comunicar. Se múltiplos avistamentos de um único evento puderem ser agrupados, às vezes é possível determinar a trajetória verdadeira do objeto em questão.

Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.

Saiba mais sobre a terminologia dos meteoros.vocé é expert em meteoros

Fonte: AMS American Meteor Society
Tradução: Natan Contão

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.