Novas pesquisas apontam provável local de nascimento do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Numa singular coincidência, um dia após o dia do falecimento descobridor do famoso cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, foi apresentado um trabalho sobre o provável local de “nascimento” do famoso cometa, no 48 o. encontro anual  conjunto da divisão de ciências planetárias  da Sociedade Astronômica Americana e do 11o. Congresso anual de Ciências Planetárias europeu, na cidade de Pasadena – Califórnia, local da sede do JPL.

Os pesquisadores da Western University do Canadá, e da Universidade de Viena, respectivamente, Dr. Mattia Galiazzo e Dr. Paul Wiegert apresentaram seus resultados de simulações numéricas, envolvendo um período de iterações computacionais referente a cálculos de 50 milhões de anos para trás e chegarem a conclusão que o cometa Churyumov-Gerasimenko pode ter mesmo se originado do cinturão de Kuiper, em sua parte mais externa, cerca de duas vezes a distancia do planeta Netuno. Fortalecendo a hipótese de que este cometa seja um repositório de material pristino, da época da formação de nosso Sistema Solar.

cometa-67p

Diagrama mostrando o caminho do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.  Credito: Mattia Galiazzo / Paul Wiegert.

O mais curioso é que nas simulações numéricas, emulando as pertubações  de corpos do sistema solar,  o planeta anão Ceres e também o asteróide Vesta  influenciaram o destino orbital do cometa, além , claro, de Júpiter.

Este cometa é relativamente novo na parte mais interna do nosso sistema solar, pois está a “somente” cerca de 10.000 anos numa trajetória mais próxima dos planetas interiores – atualmente seu semi-eixo maior é cerca de 3.5 UA – após passar milhões de anos  na parte mais longe do cinturão de Kuiper, denominada de região de espalhamento.

Logo abaixo, apresentamos um video , que mostra a evolução orbital do cometa:

Fonte: Sci-News

Edição: Marcelo De Cicco

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.