Fireball registrado na Polônia

fd05b3ae-0346-499a-bf45-80a6da3fc02c

 

Um espetáculo brilhante no céu polaco podia ser visto na noite de sábado 31 de outubro. A rede estava em alvoroço, também em Contacte-24 tem um monte de mensagens sobre a bola de fogo visto no céu.

Charles Wojcicki do Centro de Ciência Copérnico disse na sua página “Cabeça nas estrelas” um alargamento muito brilhante no céu do norte. Ele tinha uma cor amarelo-esverdeado e deixou sua marca em dezenas de segundos.

O fenônemo foi visto por muitas testemunhas que enviaram seus relatos para a TV local, bem como no site da IMO – International Meteor Organization.

 Mistério resolvido?

Gravações do fireball analisadas por especialistas que já têm algumas conclusões iniciais. “No momento, podemos dizer que o meteoróide, que entrou na atmosfera da Terra veio do chuveiro North Taurids. No caso dos fenômenos, a origem dos cometas não há dúvida sobre isso, a superfície da Terra poderia voar qualquer meteorito “- segundo os especialistas do Laboratório de Comet e Meteor.

Taurids é um enxame de meteoros vindo do cometa 2P / Encke. O número de meteoros observados podem estar em condições climáticas ideais e radiante no zênite com aproximadamente 5 eventos por hora. Além disso, este ano, de acordo com o modelo do astrônomo britânico David Asher’a, a chuva Taurids entre 29 de outubro e 10 de novembro deve demonstrar claramente mais ativa do que em anos anteriores e este tipo de situação ocorreu em 2005 “. Veja a entrevista.

trajektoria_fireballl_track
Imagens da análise da trajetória, realizada pela rede PKIM

trajektoria_ground_track

Fonte: TVN24 – Leia também tvnmeteo.pl

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário