Expedição: Monitorando meteoros com estação móvel Exoss

Exoss realiza primeiro experimento em ilha de São Paulo 

 

Na madrugada de 31 de janeiro de 2016, foi realizado mais um teste, em campo, de uma estação de monitoramento de meteoros, só que desta vez de funcionamento autônomo, apoiado pelo associado da EXOSS, Billy Dorsch. O teste ocorreu na expedição AS ILHAS, aproveitando o evento radio amadorístico do grupo CDR de radioamadores, que vem praticando a modalidade de operação por rádio em ilhas.

as ilhas barra do sahy sao sebastiaoLongitude : -45.71051 W (-45° 42′ 38” W) – Latitude : -23.79021 S (-23° 47′ 25” S)

Utilizando uma câmera SCB2000, uma placa de captura USB e um Tablet com Windows 8.1 instalado e configurado o software de captura, Billy providenciou equipamentos de suporte a uma estação móvel, com bateria portátil, servindo de experimentação para o desenvolvimento de uma metodologia de operação e administração de uma estação, sob condições adversas e auto-suficiente, em período noturno. O primeiro teste foi satisfatório.

equipamento expedicao exoss ilha de sao sebastiao

As lições e os aprimoramentos já estão sendo colocados em prática para a próxima expedição que já está sendo planejada. Participaram dessa expedição Geraldo PU2TRX, Billy PY2LCD, Francisco PY2NF e Israel PU2VJI, ao qual agradecemos pelo apoio ao experimento.

expedicao exoss ilha de sao sebastiao

As Ilhas estão localizadas a cerca de um quilômetro e meio de distância da Praia de Barra do Sahy em São Sebastião e possue este nome porque tem três elevações que, de longe, parecem independentes, mas na verdade formam uma única ilha.

A estação móvel teve uma posição favorável operando em pareamento com a estação EPS também situada em São Sebastião/SP e MCZ situada em Mogi das Cruzes/SP.mapa de pareamento expedicao

Posicionamento da estação experimental EXP1 localizada em “As Ilhas” em São Sebastião/SP – a direita estação EPS e sua área de cobertura.

A Exoss agradece o apoio do grupo CDR bem como o associado Billy pelo empenho no estudo e pesquisa para colocar em prática e gerar aprendizado e conhecimento ao projeto.

Imagens: Billy Dorsch

Edição: Eduardo Santiago

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário