Exoss participa do evento de 100 anos do Eclipse de Sobral

Para celebrar os 100 anos do fenômeno que confirmou a veracidade da nova teoria do Universo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON) inauguraram em 29 de maio, a exposição “O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS”. Voltada para todos os públicos, a mostra conta a história da expedição científica que comprovou da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, trazendo detalhes sobre como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar na cidade de Sobral (Ceará) e na Ilha do Príncipe (África).

O Observatório Nacional (ON) realizou também o seminário 100 anos do eclipse de Sobral e a comprovação da Teoria da Relatividade Geral, iniciativa esta que celebra o centenário do fenômeno que foi uma das grandes conquistas científicas do século XX e transformou a visão científica do mundo.

O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, estiveram presentes no evento e na exposição “Pelo Céu de Sobral”, montada pelo Observatório Nacional na Casa de Cultura de Sobral/CE.

A exposição traz imagens do acervo do ON que mostram o eclipse total do Sol registrado na cidade em 29 de maio de 1919, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, e imagens atuais da cidade de Sobral, feitas pelo fotógrafo Luiz Baltar. A mostra, realizada pelo ON em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral.

Foram realizadas atividades de popularização da ciência, voltadas ao público geral e, especialmente, a estudantes da rede municipal de ensino. Astrônomos do Observatório Nacional explicam aos visitantes como o eclipse do sol comprovou a Teoria da Relatividade Geral. Por meio de experimentos didáticos, o público pode vivenciar o eclipse, incluindo uma experiência 3D, e descobrir porque Sobral entrou para a história da ciência.

EQUIPE EXOSS PARTICIPA DO EVENTO

Os alunos da Escola Agostinho Portela, membros do Clube de Astronomia Mochileiros da Galáxia e associados ao projeto Exoss, responsáveis pela estação SMS1 de Sobral-CE, estiveram presentes em todos os eventos comemorativos do centenário do Eclipse de Sobral, participando das atividades e fazendo a divulgação do projeto de monitoramento de meteoros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário