Efeito atmosférico raro é observado na estação Exoss do Rio Grande do Sul

    Eventos Luminosos Transientes – TLEs, do inglês Transient Luminous Events (TLEs) são fenômenos atmosféricos observados acima de nuvens de tempestades (18 – 100 km) e é associado a campos elétricos quase eletrostáticos produzidos por relâmpagos. Dentre os TLEs se destacam os Sprites que são flashes causados por descargas elétricas acima das nuvens.

    Na noite de ontem (09/09) Foram registrados os fenômenos raros classificado como Sprites, no céu do Alegrete/RS, o primeiro foi às 23h:09m UTC (20:09 Horário local), o segundo registro sendo as 23h:11m UTC (20:11 Horário local) e o terceiro foi às 23h:16m UTC (20:16 Horário local), pela câmera de detecção do projeto EXOSS Citizen Science Project, do associado José Eduardo. Veja nas imagens e vídeo abaixo.

 

Estudos desenvolvidos pelo projeto Exoss Ciência Cidadã, com as instituições de pesquisa parceiras no Brasil e em parceria com a CAMS Nasa, poderemos no futuro projetar as taxas de meteoros para o hemisfério sul com a colaboração de dados entre o projeto e outras estações de monitoramento localizadas no hemisfério sul como a Nova Zelândia, África do Sul, dentre outras.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *