Duas luas orbitando o asteroide Florence?

ASTEROIDE FLORENCE

O asteroide Florence fez sua aproximação máxima no dia 01 de setembro de 2017 e as imagens de radar obtidas na antena de 70 metros no Complexo de Comunicações do Espaço Profundo Goldstone da NASA entre 29 de agosto e 1 de setembro, revelaram que o grande asteroide possui duas pequenas luas orbitando em torno dele.

O radar confirmou que o tamanho do asteroide é de 4,5km, mas o tamanho das pequenas luas ainda não foram determinadas, mas estima-se que estão entre 100 e 300 metros, e estima-se que cada lua gire em torno do Florence entre 8 horas para lua interna e para a lua externa aproximadamente 22 a 27 horas, já que a lua interna tem periodo orbital mais curto, sendo o menor tempo entre todas as demais luas que orbitam asteroides já conhecidos.

O Florence gira uma vez a cada 2,4 horas, confirmando através das medidas óticas de variações de brilho.Nas imagens do radar Goldstone é possível ter uma visão arrendondada do Florence, mas com uma crista ao longo do seu equador, bem como uma grande cratera e duas regiões planas dentre outras características a serem analisadas detalhamente. As imagens de radar são semelhantes a imagens de ultra-som.

Tais resultados são extremamente valiosos para todos os cientistas que estudam os asteroides e estão envolvidos com a defesa planetária, podendo ser usados que estimam massa total, densidade tando do Florence com para outros asteroides.

Seqüência animada de imagens de radar de asteroide Florença obtida em 1 de setembro de 2017 usando a antena de 70 m no complexo Goldstone Deep Space Communications. A resolução dessas imagens é de cerca de 75 metros. As imagens mostram duas luas orbitando o corpo central muito maior, que tem cerca de 4,5 km de diâmetro. A lua interna desaparece brevemente enquanto se move atrás do corpo central e está escondida do radar. (NASA / JPL).

Com informações do CNEOS JPL

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.