Dois bólidos registrados em São Paulo por câmeras Exoss

Às 19:45 de 08 de maio uma câmera Exoss situada em São José dos Campos/SP registrou um meteoro de baixa velocidade e com múltiplas fragmentações.

Desde então a Exoss está trabalhando com a coleta de relatos através da ferramenta pública relate um bólido (bolido.exoss.org) bem como através de mídias sociais para traçar os aspectos dinâmicos deste evento.

fireball over são paulo
Meteoro registrado na estação SPS/SP da Associada Suzanne C. de Paula Silva

Até o momento os relatos vieram da região de Campinas e Bebedouro – SP, porém como já constatado em mídias sociais o número de testemunhas é bem maior. A Exoss espera que mais relatos sejam encaminhados para um estudo mais aprofundado do evento.

relatos na ferramenta Relate um Bólido
Região dos relatos na ferramenta Relate um Bólido

 

BÓLIDO EM SÃO PAULO NO PICO DA ETA AQUARIIDS

Recentemente tivemos o pico da chuva de meteoros Eta Aquariids e mesmo com tempo nublado foi possível registrar outro bólido, que foi visível na grande São Paulo e registrado por uma câmera Exoss, no dia 06/05/2017 as 06:29 UTC.

Este meteoro brilhante, apesar de ter ocorrido na madrugada, foi relatado ao vivo durante uma transmissão via Youtube da chuva Eta Aquariids, e com relato encaminhado para a ferramenta, tornando ainda mais especial o evento: captura registrada em tempo real pelo LIVE.EXOSS.ORG, informada na transmissão ao vivo, espectador do evento presencia o meteoro  e relata em seguida.

Bólido registrado na cidade de São Paulo/SP pela estação HAL da associada Amanda Martins

As condições climáticas foram desfavoráveis para múltiplos relatos, mas o evento ainda é foco da atenção da Exoss na busca por mais testemunhas.

Relato do meteoro registrado na noite de pico máximo de Eta Aquariids

Ciência cidadã se faz com a ajuda de todos: se você ou algum amigo, familiar presenciou este meteoro, faça seu relato e ajude a ciência avançar nos estudos. Se mais relatos forem feitos, mais informações teremos para detalhar sobre os eventos em questão.

Em breve publicaremos também o relatório final sobre o grande bólido registrado no final de Abril em Mato Grosso.

Referências: American Meteor Society data base / Live.exoss.org / Exoss.org

Edição: Eduardo Placido Santiago

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.