Chuva de meteoros Alfa-Centaurídeos – ACE

Para aqueles que irão aproveitar o feriadão longe da cidades e dos festejos de carnaval os céu durante a noite e madrugada oferecerão um show de admiração e contemplação

Durante a próxima madrugada (06/02) acontecerá a conjunção entre a Lua e os planetas Vênus e Mercúrio e no decorrer dos próximos dias um belo alinhamento entre Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio. Nessa mesma madrugada, é possível observar a Lua se encaminhando para a fase nova com 6% de iluminação.

Mas o espetáculo ficará completo na madrugada do dia 08 de fevereiro onde acontecerá a máxima atividade dos meteoros Alfa-Centaurídeos – ACE.

Chuva de meteoros Alfa-Centaurídeos

Nesse feriadão de carnaval quem vai desfilar na Avenida Via Láctea são os meteoros de Alfa-Centaurídeos, que terão máximo destaque durante a madrugada do dia 08 de fevereiro. Estão previstos no enredo 6 meteoros de taxa horária zenital, segundo dados da International Meteor Organization – IMO. Apreciem sem moderação. Bons céus a todos. ASSISTA EM TELA CHEIA.Meteoros ao vivo em tempo real em live.exoss.orgTudo sobre meteoros no site http://www.exoss.org#meteorshower #exoss #citizen #science #live #astronomers #astronomiaamadora #astronomia #astro #astronomy #meteoro #meteor

Posted by Exoss Citizen Science on Friday, February 5, 2016

O radiante desse chuveiro está próximo a estrelas alfa (Rigil Kent) e a estrela beta (Hadar) da constelação o Centauro. A Taxa Horária Zenital (THZ) é de 6 meteoros por hora. A velocidade de entrada dos meteoros é de aproximadamente 56 km/s, sendo o período de atividade ocorre entre os dias 26 de janeiro até o dia 21 de fevereiro, sendo a máxima atividade em 8 de fevereiro.

A chuva de meteoros Alfa-Centaurídeos chama atenção por ser um chuveiro com melhor visualização no hemisfério sul.

Conforme a figura abaixo Para localizar o chuveiro, basta orientar para o sul geográfico e localizar a constelação Cruzeiro do Sul, que estará no seu lado esquerdo aproximadamente 30 graus de elevação. Logo abaixo é possível observar duas estrelas brilhantes. A primeira estrela é a beta e a segunda estrela (mais abaixo) é a estrela alfa da constelação, o Centauro, aonde encontra-se aproximadamente o radiante do chuveiro Alfa-Centaurídeos.

Alfa-Centaurídeos

Bons céus a todos.

Edição e imagens: Diego di Bastiani

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *