Brasileira assume a Vice Presidência da IAU

Durante a Assembléia Geral da IAU (International Astronomical Union), União Astronômica Internacional, que aconteceu em Viena em agosto de 2018, a nova presidência tomou posse para o mandato de 2018 a 2021.

A Presidente Eleita em 2018 foi Debra Elmegreen, que compartilhou detalhes do Plano Estratégico da IAU para 2020-2030. E na vice presidência assumiram os novos eleitos:

• Daniela Lazzaro (Brasil)
  • Laura Ferrarese (Canadá)
  • Junichi Watanabe (Japão)

A Dra Daniela Lazzaro é pesquisadora do Observatório Nacional e membra ativa da IAU em diversas divisões e também parceira do projeto Exoss.

NOVIDADES NA ASSEMBLÉIA GERAL DA IAU 2018

O foco de cada Assembléia Geral da IAU é a ciência – em particular, a ciência colaborativa conduzida através das fronteiras nacionais e isto foi tema nos Simpósios, Reuniões Focais, Discursos Convidados e na maioria das outras sessões científicas em Viena.

Foi divulgada também a Resolução B4 que provavelmente fará com que a IAU seja noticiada, já que lida com a forma como nos referimos à Lei Redshift-Distance que descreve a expansão do Universo,  algo que provavelmente é de grande interesse para o público. Piero Benvenuti deu uma explicação da recomendação da Resolução B4 de que, em vez de dizer “lei Hubble”, deveríamos, doravante, chamar essa relação de “lei Hubble-Lemaitre”. Ele também apontou que, para evitar o problema que a IAU teve em 2006, quando foi amplamente criticada por permitir que uma pequena fração dos membros definisse a palavra “planeta” na AG em Praga, a Resolução B4 será submetida a votação eletrônica, depois da AG, para que todos os membros da IAU tenham a chance de pensar.

Parabenizamos a Dra Daniela Lazzaro por esta importante função junto à IAU e agradecemos por seu apoio e parceria continuamente ao projeto Exoss, bem como sua equipe de trabalho.

Fonte: IAU

Fotos: Marcelo De Cicco