Atividade da Chuva de Meteoros Delta Aurigids 2018

Em todos os meses do ano podemos observar várias chuvas de meteoros, tanto no Hemisfério Norte quanto no Sul. Algumas chuvas de meteoros são mais badaladas, como as Perseids, Quadrantids, Geminids e Aquarids, seja por registrarem uma alta taxa de meteoros por hora nos seus picos, seja por terem como o seu radiante uma constelação mais conhecida.

No entanto, neste mês de outubro, podemos assistir também outras chuvas menores como a Delta Aurigids. Esta se localiza no Hemisfério Norte, na parte superior da constelação do Cocheiro (Auriga). Podemos observá-la procurando o hexágono logo acima da constelação de Gêmeos. Vários meteoros podem ser observados entre os dias 10 a 18 de outubro que estão relacionados a essa chuva de meteoros. O pico desta chuva será no dia 11 de outubro, com taxa máxima de aproximadamente 2 meteoros por hora.

Céus limpos a todos !

Fonte: Calendário IMO, Exoss e AMS  

Edição: Rafael Stevans da estação CDM e Clube de Astronomia “Duília de Mello”- Escola GAPPE 

O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.

Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário