Astronomia de inclusão no Asteroid Day Brasil 2018

O Clube de Astronomia promove ao longo do mês de junho o Projeto Astronomia de Inclusão no Asteroid Day Brasil 2018, com palestra sobre asteroides com intérprete em Libras e exposição com réplicas de asteroides e constelações com respectivos nomes em Braille.

No ano de 2018 o Clube de Astronomia Mochileiros da Galáxia da E.E.M Agostinho Neres Portela em parceria com a EXOSS Citizen Science Project participa pelo segundo ano consecutivo do Asteroid Day e vem com a novidade ao ser pela primeira vez Agente NEOShield-2.

agente neoshield-2 brasilProjeto NEOShield-2 surge para entender melhor uma população de pequenos corpos, os objetos em órbita próxima da Terra (NEO, do inglês Near Earth Objects) que são particularmente interessantes por representarem tanto uma rica fonte de dados quanto uma ameaça à própria existência da vida na Terra. Esses pequenos corpos por sua proximidade oferece um risco de colisão com planetas, incluindo a Terra. Os pesquisadores do Neoshield-2, estudam mecanismos de defesa planetária através da colaboração com a comunidade científica e a sociedade.

Os primeiros alunos contemplados com essa inovadora experiência, foram da Escola E.M José Cláudio de Araújo, da cidade de Mucambo, no interior do Ceará que visitaram o PROJETO ASTRONOMIA DE INCLUSÃO, onde participaram de uma palestra, visitando a exposição.

A palestra foi ministrada pelo associado da Exoss o professor MSc. Marçal Evangelista, com o apoio dos professores Miquéias Marcelino Rodrigues e Manoel Evangelista e os membros do clube de astronomia e ocorreu no dia 20 de junho de 2018, na sede do clube (E.E.M. Agostinho Neres) e contou com a presença de 40 alunos liderados pela professora de Geografia Sara Heline Brito e o professor de Química Gledson Alves da E.E.M José Claudio de Araújo (Mucambo).

Agradecimento especial aos professores Sara Heline Brito, Gledson Alves e a diretora da Escola E.M. José Cláudio de Araújo, Natália Tudes.

capa-fotos
008
007
006
005
004
003
002
001A
000legenda braille

Esta palestra e exposição fazem parte dos eventos do ASTEROID DAY 2018 em parceria com o Clube de Astronomia Mochileiros da Galáxia.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário